País
Crianças portuguesas falam cada vez mais em “brasileiro”. Algumas acabam na terapia da fala

Algumas crianças portuguesas, sobretudo as mais pequenas, falam cada vez mais em português brasileiro, resultado dos conteúdos consumidos no ‘Youtube’, para alarme de pais e professores.
De acordo com o DN, há até crianças a frequentar sessões de terapia da fala, nos casos onde o sotaque e as expressões brasileiras se enraizaram de tal forma, que os adultos temem as repercussões que tal aspeto tenha na vida e aprendizagem das crianças.
Assumindo que, embora hajam crianças que usam expressões brasileiras no seu discurso, sobretudo português, a mesma peça atenta para alguns casos em que toda a comunicação da criança, incluindo linguagem, expressões e até “tiques” linguísticos são do Brasil.
Se por exemplo, trocar as palavras chiclete, por “bala”, ou relva por “grama”, é encarado por alguns pais como inofensivo, noutros casos as crianças falam um “brasileiro” tão específico que as professoras desconhecem por vezes o significado das expressões dos alunos.
Perante esta situação, e baralhados pelas expressões usadas, as escolas vêm-se obrigadas a perguntar se algum dos pais ou familiares diretos destas crianças são do Brasil.
O responsável por este “fenómeno” é somente o ‘Youtube’, e os ‘youtubers’ brasileiros cujo conteúdo é direcionado para os mais novos.
Sobre as sessões de terapia da fala, uma das mães explica que “neste momento estamos num processo de tratamento como se fosse um vício. Explicámos-lhe tudo, que ele não podia ver porque isto só o prejudica”.

-
Sociedadehá 2 dias
Vila do Conde / Gaia: Casal detido por furtos e posse de arma proibida
-
Paíshá 4 horas
PJ desmantela rede de burlas “olá pai, olá mãe” que lesaram milhares de pessoas
-
Desportohá 1 semana
Famalicão recebe sorteio e jogos finas da Taça de Portugal masculina e feminina de hóquei em patins
-
Famalicãohá 7 dias
Evento “PERSPECTIVA” debate movimentos sociais e lutas operárias em Joane