Siga-nos nas redes

Desporto

Seis vezes melhor do mundo: Ricardinho despediu-se hoje da Seleção Nacional de futsal

Publicado

em

Ricardinho, de 36 anos, é o único praticante eleito por seis vezes melhor jogador de futsal do mundo.

Primeiro, um vídeo, com imagens de uma caminhada ímpar. Depois, os agradecimentos. E, no final, as lágrimas, numa conferência de imprensa muito emotiva na Cidade do Futebol.

(continue a ler o artigo a seguir)


Emissão em direto da Fama Rádio e Televisão também disponível na Smart tv da sua casa. Instale grátis!



Ricardinho anunciou o fim da sua carreira na Seleção de Portugal ao cabo de 18 anos, depois de uma “caminhada quase perfeita” nos campeões da Europa e do Mundo.

“Vim anunciar o final de um ciclo. Apesar de me custar muito, foi uma caminhada inesquecível. Olhar para traz e lembrar-me que comecei com 16 anos em Rio Maior, não sabia que o caminho ia ser tão perfeito. Com altos e baixos, como tudo na vida – não pude ajudar a nossa seleção no Europeu da Hungria – mas foi somente o abrir portas as conquistas”, começou por dizer.

Depois de “tocar o céu” com a conquista do inédito título europeu, Ricardinho ajudou Portugal a vencer o Mundial de futsal pela primeira vez, num torneio onde “disparou a última bala do cartucho”. Eleito Melhor Jogador do torneio, o Mágico juntou o título mundial à sua longa lista de títulos que inclui Liga dos Campeões da UEFA.

“Depois de ter passado pelos piores dois anos desportivamente – saí de Espanha, a COVID, o projeto em França e a lesão – tinha uma bala apenas no cartucho para disparar, que era o Mundial. Com trabalho, dedicação e a crença do nosso mister, conseguimos a qualificação para o Mundial. Depois desta lesão tinha marcado uma linha, o Mundial ia ser a minha última competição pela Seleção. Fosse qual fosse o desfecho. Estes dois anos foram de muito desgaste, sobretudo psicológico”, atirou.

Na “decisão mais difícil da carreira”, Ricardinho agradeceu a todos, pediu entendimento pela decisão, e, entre lágrimas, disse que continuará a “apoiar a seleção de Portugal a crescer sempre”.

“Agarrei-me à crença do nosso treinador e a todos os portugueses que nos acompanharam. Termina da melhor forma esta página do futsal. Venho aqui dizer, com muita pena minha, que vou dizer um até já à Seleção Nacional, que é a decisão mais difícil da minha carreira desportiva. É hora de dar lugar aos mais jovens, sinto que tudo o que podia dar à Seleção dei dos 16 anos até hoje. Obrigado a todos, espero que entendam a minha decisão. Sou português, vou ser sempre português e vou continuar a apoiar a Seleção Nacional e o futsal”, garantiu.

Ricardinho, tido por muitos críticos como o melhor jogador de futsal do Mundo, termina sua carreira internacional, poucas semanas, poucas semanas após a conquista do Mundial da modalidade por Portugal, na Lituânia.

Além de campeão do Mundo e da Europa, Ricardinho, de 36 anos, é o único praticante eleito por seis vezes melhor jogador de futsal do mundo (2010, 2014, 2015, 2016, 2017 e 2018), pelo portal Futsal Planet. O Mágico contabilizou 187 jogos e 141 golos na equipa das ‘quinas’, pela qual se estreou em junho de 2003, numa vitória sobre Andorra (8-4), em Tavira.

Natural de Gondomar, o ala despontou no Benfica e cumpre a quarta experiência fora de Portugal, ao serviço do campeão francês ACCS Paris, após também já ter competido no Japão, pelo Nagoya, na Rússia, pelo CSKA Moscovo, e em Espanha, pelo Inter Movistar.

Ricardinho venceu mais de 30 troféus coletivos, incluindo três edições da UEFA Futsal Cup, uma nas ‘águias’ e duas nos madrilenos, e recebeu múltiplas distinções individuais, como as de melhor jogador nos Europeus de 2007 e 2018 e no Mundial de 2021.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

LER JORNAL

pub

Artigos Recentes

Economiahá 8 horas

Governo prepara investimento “forte” no abastecimento e armazenamento de água

O ministro da Agricultura, José Manuel Fernandes, afirmou hoje que o Governo vai “investir forte” no abastecimento e armazenamento de...

Regiãohá 9 horas

Centro Cultural de Vila das Aves apresenta “Rostos da Democracia” da artista plástica Mafalda Rocha

De 4 de maio a 29 de junho, o Centro Cultural Municipal de Vila das Aves será o palco da...

Famalicãohá 10 horas

Famalicão sob Aviso Amarelo: Chuva persistente já a partir da meia noite

Famalicão espera, este sábado, mais um dia de chuva embora com condições mais adversas do que as registadas nas últimas...

Famalicãohá 11 horas

Famalicão: Ruivães apresenta a sua Mostra Comunitária este sábado

Ruivães apresenta este sábado a sua Mostra Comunitária, um evento a realizar no Adro da Igreja de Ruivães, que pretende...

Desportohá 12 horas

Confiança de Zaydou intacta perante SLB: FC Famalicão pronto para ganhar mais 3 pontos

Joga-se este domingo mais uma jornada desta reta final de mais uma edição da I Liga de futebol português que...

Famalicãohá 12 horas

Famalicão: Mercado das Associações de Pais cancelado devido às previsões de chuva

Foi cancelado devido às previsões de condições meteorológicas adversas o Mercado das Associações de Pais agendada para este fim de...

Famalicãohá 13 horas

Famalicão: Alunos do Centro Escolar Luís de Camões gravam Podcast que alerta para os problemas ambientais da cidade

A escola Camilo Castelo Branco acolheu, esta sexta-feira, dia 3 de maio, o evento EcoPodcasts. O projeto foi desenvolvido por...

Bragahá 15 horas

Despiste de autocarro mata homem de 64 anos em Braga

Um autocarro “desgovernado” dos Transportes Urbanos de Braga (TUB) despistou-se hoje na Avenida Central, atingindo mortalmente um homem, de 64...

Famalicãohá 15 horas

Neste Lés a Lés Famalicão damos destaque à União de Freguesias de Avidos e Lagoa

É nosso convidado, o presidente da União de Freguesias António Gomes. Ao longo da conversa ficamos a saber como tem...

Famalicãohá 16 horas

Famalicão: Homem de 48 anos detido sem carta de condução e excesso de álcool

Um cidadão com 48 anos de idade foi detido, esta quarta-feira pela PSP, por não possuirqualquer documento que o habilitasse...

Arquivo

Mais Vistos