Siga-nos nas redes

País

Exames nacionais vão continuar a ter perguntas opcionais este ano letivo

Publicado

em

Os exames nacionais vão manter a estrutura introduzida há dois anos devido à pandemia da covid-19, com conjuntos de perguntas opcionais em que é contabilizada a melhor reposta, que se aplica também às provas do 9.º ano.

As regras a aplicar nas provas de avaliação externa foram publicadas na terça-feira pelo Instituto de Avaliação Educativa (IAVE) e mantêm uma exceção que foi aplicada aos exames do 11.º e 12.º nos últimos dois anos. “Nas provas finais de ciclo e nos exames finais nacionais a aplicar em 2022, à semelhança do que aconteceu em 2020 e 2021 para os exames finais nacionais, haverá, em cada prova, um conjunto de itens cuja resposta é obrigatoriamente contabilizada para a classificação final”, refere o documento.

(continue a ler o artigo a seguir)


Emissão em direto da Fama Rádio e Televisão também disponível na Smart tv da sua casa. Instale grátis!



Estas questões, de caráter obrigatório, incidem em competências desenvolvidas e consolidadas ao longo do percurso escolar ou em informação facultada na própria pergunta. Além dessas, que representam a maioria do exame, haverá um outro conjunto de perguntas, mas nem todas serão contabilizadas para a classificação final e, por isso, se os alunos responderem a mais do que o número necessário, contam só as melhores respostas.

“Por exemplo, numa prova composta por 20 itens, 14 itens poderão ser obrigatoriamente contabilizados para a classificação final; dos 6 itens restantes, todos poderão ser respondidos pelos alunos, mas apenas serão considerados para a classificação final da prova os 3 itens cujas respostas obtenham melhor pontuação relativamente à cotação total do item”, refere o IAVE.

Esta estrutura foi introduzida nas provas do ano letivo 2019/2020, na sequência do período alargado de ensino à distância imposto pela pandemia da covid-19, de forma a não prejudicar os alunos cujas aprendizagens tenham sido afetadas com o novo modelo de ensino, e manteve-se no ano passado.

Nesses dois anos, realizaram-se apenas os exames do ensino secundário que, no entanto, serviram só para efeitos de acesso ao ensino superior e, no ano passado, também para melhoria da classificação interna.

Este ano são retomadas as restantes provas de avaliação externa, que incluem as provas de aferição dos 2.º, 5.º e 8.º ano de escolaridade (que se realizam em três períodos distintos entre 2 de maio de 20 de junho) e as provas finais de ciclo do 9.º ano (com a 1.ª fase entre 17 e 23 de junho). A 1.ª fase dos exames nacionais de 11.º e 12.º decorre entre 17 de junho e 6 de julho.

No final do mês de setembro, o secretário de Estado Adjunto e da Educação, João Costa, já tinha manifestado a vontade do Governo de que os exames nacionais e as provas de aferição retomassem a normalidade. “A não ser que tenhamos outra vez – esperemos que não e tudo indica que não – alguma excecionalidade, o caminho é o da retoma da normalidade também a respeito da avaliação externa”, afirmou na altura.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

LER JORNAL

pub

Artigos Recentes

Desportohá 14 horas

Hóquei: FAC recebe esta tarde o Benfica para cumprir calendário

Com a descida à segunda divisão de Hóquei em Patins, depois da derrota por 4-0, na quarta-feira passada, em Braga,...

Famalicãohá 16 horas

Famalicão: Colisão provoca ferimentos a cinco pessoas, entre elas duas crianças

Cinco pessoas, entre elas duas crianças de 14 e 7 anos, ficaram feridas, na sequência de uma colisão entre duas...

Famalicãohá 16 horas

Junta de Lousado, Famalicão, entrega mais de cinco mil euros em bolsas a estudantes universitários

A Junta de Freguesia de Lousado entregou, este sábado, 45 bolsas de estudo a estudantes universitários da freguesia. Foram entregues...

Famalicãohá 17 horas

Famalicão: Nine inaugurou Memorial de Homenagem aos ex-Combatentes

Esta manhã foi inaugurado, na freguesia de Nine, Famalicão, um Memorial de Homenagem aos Ex-Combatentes. O Memorial nasceu no largo...

Famalicãohá 19 horas

IX Expedição Solidária do CAF a Marrocos está a chegar ao fim

Está quase a chegar ao fim a expedição do CAF a Marrocos. A caravana já está de regresso a Famalicão,...

Famalicãohá 19 horas

Famalicão: Colisão em Joane provoca um ferido

Uma colisão entre um veículo ligeiro e um motociclo provocou, esta manhã, em Joane, ferimentos ligeiros a um homem. A...

Famalicãohá 20 horas

Famalicão: Homem apanhado com 188 doses de cocaína fica em prisão preventiva

A PSP deteve, em Famalicão, um homem, de 33 anos, por estar na posse de cocaína suficiente para 188 doses,...

Famalicãohá 21 horas

Raias Poéticas terminam hoje na Casa das Artes de Famalicão

Termina este sábado, na Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão, mais uma edição do encontro literário “Raias Poéticas:...

Paíshá 21 horas

GNR alerta peregrinos de Fátima. “Usem colete refletor. Evitem falar ao telemóvel”.

Já está na estrada a Operação da GNR direcionada para os peregrinos de Fátima. A Guarda Nacional República intensifica, a partir...

Desportohá 21 horas

Após três épocas no escalão principal, Vizela desce de divisão

O Vizela desceu, esta sexta-feira, à Segunda Liga, ao perder por 1-0 no reduto do vizinho Moreirense, em partida da...

Arquivo

Mais Vistos