Economia
Redução dos conteúdos das embalagens usada para enganar consumidores

Apesar dos descontos nos preços praticados por algumas marcas que encontramos nos supermercados, nem sempre o consumidor final está a pagar menos pelo mesmo produto.
Isto acontece devido a uma prática chamada “shrinkflation”, que consiste em passar aos clientes a ideia de que pagam menos pelo mesmo produto, embora a embalagem “em desconto” contenha menos produto do que antes do desconto.
Tida como uma técnica de camuflagem, a “shrinkflation” baseia-se na prática, e em forma de exemplo, baixar 10% do preço de um certo produto, ao mesmo tempo que as embalagens deste passam a ter menos 10% de conteúdo, acabando por “confundir” os consumidores mais distraídos.
Em Espanha já são habituais os casos onde várias marcas, sem anunciar descontos ou aumentos, reduzem o conteúdo das embalagens, acabando o consumidor final por pagar o mesmo preço por menos produto.
Num exemplo do jornal Organização de Consumidores e Utilizadores de Espanha, citado pelo Multinews, pode ler-se, por exemplo, “os lombos de pescada, que viram o seu preço cair 5,6%. No entanto, a embalagem também passou a ter menos 10% de conteúdo, descendo de 400 para 360 gramas”.
Também em Espanha, sob o mesmo escrutínio um iogurte natural de uma conhecida marca ficou 0,2% mais barato, mas traz menos 4% de conteúdo resultando num aumento do preço.

-
Paíshá 1 semana
Matosinhos: Homem de 20 anos dispara 4 vezes na direção de vizinho que não foi atingido por sorte
-
Famalicãohá 6 dias
Famalicão: Passeio solidário com amigos de 4 patas em Ruivães vai ajudar o CROA
-
Famalicãohá 3 dias
Famalicão: Chuva regressa esta quarta-feira e traz consigo temperaturas mais baixas
-
Paíshá 1 dia
Português com 11 quilos de cocaína escondidos na cadeira de rodas foi detido no Reino Unido