Siga-nos nas redes

Póvoa de Varzim

Preço dos combustíveis torna “insustentável” vida dos pescadores da Póvoa e Vila do Conde

Publicado

em

Os pescadores do norte do país consideram que o aumento do preço dos combustíveis está a deixar o setor “insustentável” e, lembrando que o valor quase duplicou no último ano, consideram “urgente” que o Estado preste um apoio suplementar.

No porto de pesca da Póvoa de Varzim, que juntamente com a zona vizinha de Caxinas, em Vila do Conde, no distrito do Porto, incorpora a maior comunidade piscatória do país, o desalento é grande, e há já muitas embarcações que não saem para o mar, porque não é financeiramente viável.

(continue a ler o artigo a seguir)


Emissão em direto da Fama Rádio e Televisão também disponível na Smart tv da sua casa. Instale grátis!



“O ano passado metia quatro mil litros de gasóleo, em Aveiro, por 1.500 euros, agora pela mesma quantidade pago 2.500 euros. Assim não vamos aguentar. Temos, cada vez mais, embarcações atracadas e com dificuldades. O Governo tem de fazer algo”, disse Trocato Craveiro, proprietário de uma embarcação.

Este armador, cuja embarcação opera a partir do porto de Aveiro, considera que com este aumento do preço dos combustíveis a atividade se torna “insustentável”, lembrando que “as despesas já eram muitas e o peixe na costa cada vez menos”.

“Estamos a sofrer e qualquer dia iremos fazer uma paralisação coletiva. Em Espanha é tudo mais barato. Aqui a pesca não está a dar, os barcos não estão bem, falta pessoal, e estamos em risco de vender as nossas coisas. São tudo empresas pequenas que não vão aguentar”, acrescentou.

Trocato Craveiro lembra que os pescadores “não têm culpa da subida dos preços dos combustíveis” e insta o Governo “a assumir responsabilidades e apoiar o setor”.

“Já tivemos problema com a pandemia, e mesmo assim nunca parámos de trabalhar para não morrer à fome, mas, consoante as semanas estão a passar, não estamos a aguentar. As embarcações estão paradas e já muitas que estão à venda”, completou o armador.

Essa é a situação de António Braga, proprietário de uma pequena embarcação, para quem a ida à ‘faina’ já não é viável, mediante a subida do preço dos combustíveis.

“Não tenho saído para o mar porque não compensa. Fazer 100 euros não é solução para pagar as despesas. Prefiro ter o barco parado”, confessou, desapontado.

Este pescador lembra que “as despesas já são muitas com os seguros, os impostos da lota e os arranjos mecânicos”, confessando que o dinheiro que tinha poupado “já foi todo”.

“Quando os governantes vão trabalhar têm a gasolina paga pelo Estado. Não querem saber quanto nós pagámos para ir para o mar. Precisamos de apoio, porque senão os barcos vão todos para o abate”, disse revoltado António Braga.

Segundo dados recolhidos pela Agência Lusa no porto poveiro, um litro de combustível para as embarcações estava a ser vendido, em meados do ano passado, a 0,32 cêntimos, mas ao dia hoje o preço aumentou para 0,69 cêntimos.

Um depósito de uma embarcação de dimensão média leva entre 3.000 e 5.000 mil litros de gasóleo para ser atestado, que, consoante o número de dias de atividade, dura cerca de uma semana a ser consumido.

Um dos armadores que opera a partir do porto da Póvoa de Varzim, e que preferiu não ser identificado, estava a preparar uma embarcação que dentro dias vai partir para pescar nas águas da Mauritânia, no norte de África, e para fazer a viagem teve de comprar 14 mil litros do gasóleo, a 0,68 cêntimos, contando que nesse país africano adquire o mesmo combustível a cerca de 0,30 cêntimos/litro.

As associações do setor estão atentas à atual situação e consideram que é fundamental o Estado agir para inverter “a frustração dos pescadores na gestão das suas pequenas empresas”.

“O combustível tem aumentado muito desde o início do ano, mas a quantidade de pescado é cada vez menor e os preços não têm aumentado tal como a subida de combustível. A continuar desta forma, e com o preço médio do pescado estagnado, as embarcações vão ter de parar”, alertou João Leite, da direção da Associação Pró Maior Segurança dos Homens do Mar.

O dirigente tem ouvido diariamente os lamentos dos pescadores e considera que a “Secretaria de Estado das Pescas tem de fazer algo”.

“Esta é uma questão de interesse nacional, não é apenas de um distrito”, concluiu João Leite.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

LER JORNAL

pub

Artigos Recentes

Desportohá 15 horas

GD ESTORIL, 1 X FC FAMALICÃO, 0 – Resultado final

ESTORIL X FC FAMALICÃO – Acompanhe a Jornada 31 da Primeira Liga Portuguesa com a Fama Rádio. 34′ Estoril Praia:...

Famalicãohá 16 horas

Famalicão: Vem aí uma segunda-feira sem chuva e máximas de 18.º graus

Famalicão espera uma segunda-feira sem chuva, embora com céus nublados, assim indicam as previsões do Instituto Português do Mar e...

Famalicãohá 17 horas

Famalicão: Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco recebe Bandeira da Ética

A candidatura do projeto “#aeccbplogging” do Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco (AECCB), em Famalicão,  à certificação da Bandeira da...

Famalicãohá 18 horas

Famalicão: Maria José Gonçalves reeleita presidente do Bombeiros de Riba de Ave

Maria José Gonçalves foi reeleita, esta sábado, como presidente da Direção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Riba de...

Famalicãohá 20 horas

Ymotion lança 10ª edição com novidades para os mais jovens

Este sábado foi lançada a décima edição do Ymotion – Festival de Cinema Jovem de Famalicão, numa apresentação guiada pelo...

Famalicãohá 21 horas

Famalicão: Escuteiros de Ruivães celebram 50 anos e inauguram nova sede

O Agrupamento de Escuteiros de Ruivães inaugurou, este domingo, a sua nova sede, que é resultado da recuperação de um...

Famalicãohá 21 horas

BV Famalicenses reuniram sete corpos de bombeiros do país em desafio competitivo

Decorreu, este sábado, o “1º Firerescue Extreme Challenge” dos Bombeiros Voluntários Famalicenses, uma prova organizada pela Seção Desportiva e Cultural...

Desportohá 21 horas

Famalicão: Pedro Almeida foi terceiro no CPR do Rali D’Aboboreira

O piloto famalicense Pedro Almeida terminou o Rali D’Aboboreira, disputado este fim de semana, no terceiro lugar entre os pilotos...

Famalicãohá 23 horas

Famalicão: Escola D. Sancho I vence Concurso das Olimpíadas de Educação Financeira

Os estudantes da turma do curso profissional de Logística da Escola Secundária D. Sancho I, em Famalicão,  foram os vencedores...

Desportohá 23 horas

FC de Famalicão defronta hoje o Estoril. Armando Evangelista quer um jogo que dignifique o clube

O Futebol Clube (FC) de Famalicão desloca-se este domingo ao Estoril Praia para o jogo da 31ª jornada da I...

Arquivo

Mais Vistos