Siga-nos nas redes

País

Freguesias passam a ter pelo menos um autarca a meio tempo a partir de janeiro de 2022

Publicado

em

Todas as freguesias terão, a partir de janeiro, pelo menos um autarca eleito a desempenhar funções a meio tempo, segundo um diploma aprovado hoje por unanimidade na Assembleia da República.

A proposta que “altera os termos do exercício do mandato a meio tempo dos titulares das juntas de freguesia”, para que todas as juntas possam contar com pelo menos um membro eleito nestas condições, partiu do Governo e vem a tempo de inserir a verba para pagar os salários destes autarcas no Orçamento do Estado para o próximo ano.

(continue a ler o artigo a seguir)


Emissão em direto da Fama Rádio e Televisão também disponível na Smart tv da sua casa. Instale grátis!



Segundo o diploma, todas as 3.092 freguesias existentes no território terão um membro a exercer o cargo a meio tempo, uma situação que, segundo o Governo, atualmente apenas abrange 185 destas autarquias.

A iniciativa vai ser paga através do Orçamento do Estado para 2022, com uma dotação estimada de cerca de 29 milhões de euros e cada autarca terá direito a metade do vencimento que ganharia caso estivesse a tempo inteiro.

Esta medida surge numa altura em que as freguesias têm assumido novas tarefas, ao abrigo da descentralização de competências dos municípios para as freguesias.

Segundo o Governo, pretende-se que todas as freguesias tenham condições para exercer essas competências, dando dignidade aos autarcas que exercem estas funções.

Na votação na especialidade, realizada na quinta-feira ao início da noite, os deputados aprovaram ainda, depois de uma proposta da Associação Nacional de Freguesias (Anafre), que as freguesias possam, se o decidirem e tendo em conta a sua sustentabilidade financeira, ter em alternativa um autarca a tempo inteiro, desde que o restante do vencimento não seja pago através do OE.

Até agora, segundo a lei ainda em vigor, estão estabelecidos patamares de vencimentos para os presidentes de juntas de freguesia consoante o número de eleitores que representam.

Apenas podem exercer funções de presidente da junta a tempo inteiro os autarcas das freguesias com mais de 10 mil eleitores ou com sete mil eleitores numa área de 100 quilómetros quadrados.

Já a meio tempo podem estar atualmente os presidentes em freguesias com o mínimo de cinco mil eleitores e o máximo de 10 mil eleitores ou com mais de 3.500 eleitores e 50 quilómetros de área.

Têm autarcas a meio tempo, segundo o portal autárquico, um total de 185 freguesias, com “direito a metade da remuneração fixada para os respetivos cargos em regime de tempo inteiro”.

O Orçamento do Estado para este ano atribuiu uma verba de 8,2 milhões de euros “para pagamento das remunerações e dos encargos dos presidentes das juntas de freguesia que tenham optado pelo regime de permanência, a tempo inteiro ou a meio tempo, deduzidos os montantes relativos à compensação mensal para encargos a que os mesmos teriam direito se tivessem permanecido em regime de não permanência”.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

LER JORNAL

pub

Artigos Recentes

Famalicãohá 45 minutos

Famalicão: Homem apanhado com 188 doses de cocaína fica em prisão preventiva

A PSP deteve, em Famalicão, um homem, de 33 anos, por estar na posse de cocaína suficiente para 188 doses,...

Famalicãohá 1 hora

Raias Poéticas terminam hoje na Casa das Artes de Famalicão

Termina este sábado, na Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão, mais uma edição do encontro literário “Raias Poéticas:...

Paíshá 1 hora

GNR alerta peregrinos de Fátima. “Usem colete refletor. Evitem falar ao telemóvel”.

Já está na estrada a Operação da GNR direcionada para os peregrinos de Fátima. A Guarda Nacional República intensifica, a partir...

Desportohá 2 horas

Após três épocas no escalão principal, Vizela desce de divisão

O Vizela desceu, esta sexta-feira, à Segunda Liga, ao perder por 1-0 no reduto do vizinho Moreirense, em partida da...

Famalicãohá 2 horas

Famalicão: Ruivães acolhe Mostra Comunitária este sábado

Ruivães acolhe, este sábado, a sua Mostra Comunitária, um evento dedicado à exposição do melhor que se faz nesta freguesia...

Economiahá 14 horas

Governo prepara investimento “forte” no abastecimento e armazenamento de água

O ministro da Agricultura, José Manuel Fernandes, afirmou hoje que o Governo vai “investir forte” no abastecimento e armazenamento de...

Regiãohá 15 horas

Centro Cultural de Vila das Aves apresenta “Rostos da Democracia” da artista plástica Mafalda Rocha

De 4 de maio a 29 de junho, o Centro Cultural Municipal de Vila das Aves será o palco da...

Famalicãohá 16 horas

Famalicão sob Aviso Amarelo: Chuva persistente já a partir da meia noite

Famalicão espera, este sábado, mais um dia de chuva embora com condições mais adversas do que as registadas nas últimas...

Famalicãohá 17 horas

Famalicão: Ruivães apresenta a sua Mostra Comunitária este sábado

Ruivães apresenta este sábado a sua Mostra Comunitária, um evento a realizar no Adro da Igreja de Ruivães, que pretende...

Desportohá 18 horas

Confiança de Zaydou intacta perante SLB: FC Famalicão pronto para ganhar mais 3 pontos

Joga-se este domingo mais uma jornada desta reta final de mais uma edição da I Liga de futebol português que...

Arquivo

Mais Vistos