Famalicão
Famalicão: Casa das Artes exibe trabalhos nunca antes expostos de Manoel de Oliveira

A Casa das Artes em Vila Nova de Famalicão vai acolher uma exposição que traça o “percurso pelo cinema” de Manoel de Oliveira, reunindo “material exposto pela primeira vez”, de forma a retratar a visão de Comunidade do cineasta.
O programador do “CLOSE-UP – Observatório de Cinema”, Vítor Ribeiro, explicou que a exposição “Manoel de Oliveira, A Comunidade”, que vai estar patente de 07 de outubro a 26 de janeiro de 2021, na Casa das Artes, terá como “foco” o modo como os filmes do realizador português “interrogam a amplitude e os contornos da noção de comunidade”.
Com curadoria de António Preto e montada através do acervo da Casa do Cinema Manoel de Oliveira – Fundação de Serralves, aquela mostra “parte de vários pontos de vista, a meio caminho entre a etnografia, a história, a sociologia, ou, ainda, a própria prática do fazer cinema”.
Segundo Vítor Ribeiro, a exposição mostra como a obra de Manoel Oliveira, um dos mais importantes cineastas nacionais e mundiais, funciona também como barómetro critico”.
“Manoel de Oliveira, A Comunidade”, referiu o programador, “é uma espécie de antecâmara para o episódio 6 do ‘CLOSE-UP – Observatório de Cinema’, dedicado ao mote da Comunidade”, a decorrer em vários espaços da Casa das Artes, em Vila Nova de Famalicão, no distrito de Braga, de 16 a 23 de outubro.
O CLOSE-UP – Observatório de Cinema de Famalicão é uma iniciativa da programação da Casa das Artes centrada no cinema, sendo as edições contadas por episódios, cujo programa conta para já com dois filmes-concerto dos Sensible Soccers e Filipe Raposo, acompanhados da Orquestra Sinfónica Portuguesa.

-
Famalicãohá 1 semana
Famalicão promove inclusão através do emprego e formação entre os mais vulneráveis
-
Famalicãohá 6 dias
Famalicão: Rancho de S. Miguel-o-Anjo promove festival de folclore no Mercado Municipal
-
Famalicãohá 6 dias
Freguesias de Gondifelos, Cavalões e Outiz dão vitória à AD
-
Paíshá 4 dias
Norte: Duas jovens de 15 e 16 anos que fugiram de instituição encontradas dentro de viatura roubada em Rio Tinto