Siga-nos nas redes

Desporto

Nova geração de atletas dá a Portugal os melhores resultados de sempre nos Jogos Olímpicos

Publicado

em

O ouro de Pedro Pichardo no triplo salto, que deu também prata a Patrícia Mamona, e os bronzes do judoca Jorge Fonseca e canoísta Fernando Pimenta em Tóquio2020 dão a Portugal o melhor resultado de sempre em Jogos Olímpicos.

O registo bate Los Angeles 1984, que coroou Carlos Lopes e rendeu bronzes para Rosa Mota e António Leitão, e Atenas2004, com duas pratas (Sérgio Paulinho e Francis Obikwelu) e um bronze (Rui Silva), e é o primeiro em que Portugal chega aos quatro pódios numa só edição.

(continue a ler o artigo a seguir)


Emissão em direto da Fama Rádio e Televisão também disponível na Smart tv da sua casa. Instale grátis!



O melhor pecúlio luso em Jogos cumpre-se precisamente dado este quinto ouro nacional, atingido esta quinta-feira no triplo, depois de Carlos Lopes (1984), Rosa Mota (1988), Fernanda Ribeiro (1996) e Nelson Évora (2008), que curiosamente se despediu nesta prova.

Na capital nipónica, o primeiro a chegar ao pódio foi Jorge Fonseca, conseguindo a terceira medalha para o judo, e seguiu-se Patrícia Mamona, com a prata num salto de 15,01 metros, novo recorde nacional, seguindo-se o canoísta Fernando Pimenta, no K1 1.000 metros, com um bronze que o colocou entre o restrito lote de ‘multimedalhados’ lusos.

Agora, foi o atleta do triplo salto, que bateu o recorde nacional com o terceiro ensaio, para 17,98 metros, resultado mais que suficiente para dominar o resto dos finalistas, que não se aproximaram verdadeiramente de uma luta pelo ouro.

Antes, Atenas2004 tinha rendido três medalhas, segundo e último ‘hat-trick’ da comitiva portuguesa até esta quinta-feira.

Sérgio Paulinho pasmava o mundo do ciclismo com a prata na prova de fundo de estrada, enquanto Francis Obikwelu se estabeleceu como um dos homens mais rápidos de sempre nos 100 metros, com uma prata arrancada ‘a ferros’, e a nação pôde ainda ‘sofrer’ com Rui Silva até ao bronze nos 1.500 metros.

Los Angeles1984 trouxeram o primeiro ouro da história nacional em Jogos, na maratona vitoriosa de Carlos Lopes, com António Leitão, nos 5.000 metros, e Rosa Mota, na maratona, a conseguirem bronze, na única outra vez em que foram conseguidos três ‘metais’.

Carlos Lopes, que vinha de uma prata nos 10.000 metros de Montreal1976, conseguiu o primeiro de cinco ouros da história portuguesa na cidade norte-americana.

Lesionado em Moscovo1980, o maratonista luso tornou-se no primeiro herói olímpico nacional com um recorde dos Jogos, 2:09.21 horas, que só viria a ser batido em Pequim2008, pelo queniano Sammy Wanjiru.

Este resultado em Tóquio2020, de resto, permite à missão portuguesa superar o que estava contratualizado com o Governo, pelo menos no que a pódios diz respeito, uma vez que só dois estavam estipulados.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

LER JORNAL

pub

Artigos Recentes

Desportohá 9 horas

Hóquei: FAC recebe esta tarde o Benfica para cumprir calendário

Com a descida à segunda divisão de Hóquei em Patins, depois da derrota por 4-0, na quarta-feira passada, em Braga,...

Famalicãohá 10 horas

Famalicão: Colisão provoca ferimentos a cinco pessoas, entre elas duas crianças

Cinco pessoas, entre elas duas crianças de 14 e 7 anos, ficaram feridas, na sequência de uma colisão entre duas...

Famalicãohá 11 horas

Junta de Lousado, Famalicão, entrega mais de cinco mil euros em bolsas a estudantes universitários

A Junta de Freguesia de Lousado entregou, este sábado, 45 bolsas de estudo a estudantes universitários da freguesia. Foram entregues...

Famalicãohá 11 horas

Famalicão: Nine inaugurou Memorial de Homenagem aos ex-Combatentes

Esta manhã foi inaugurado, na freguesia de Nine, Famalicão, um Memorial de Homenagem aos Ex-Combatentes. O Memorial nasceu no largo...

Famalicãohá 13 horas

IX Expedição Solidária do CAF a Marrocos está a chegar ao fim

Está quase a chegar ao fim a expedição do CAF a Marrocos. A caravana já está de regresso a Famalicão,...

Famalicãohá 14 horas

Famalicão: Colisão em Joane provoca um ferido

Uma colisão entre um veículo ligeiro e um motociclo provocou, esta manhã, em Joane, ferimentos ligeiros a um homem. A...

Famalicãohá 15 horas

Famalicão: Homem apanhado com 188 doses de cocaína fica em prisão preventiva

A PSP deteve, em Famalicão, um homem, de 33 anos, por estar na posse de cocaína suficiente para 188 doses,...

Famalicãohá 16 horas

Raias Poéticas terminam hoje na Casa das Artes de Famalicão

Termina este sábado, na Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão, mais uma edição do encontro literário “Raias Poéticas:...

Paíshá 16 horas

GNR alerta peregrinos de Fátima. “Usem colete refletor. Evitem falar ao telemóvel”.

Já está na estrada a Operação da GNR direcionada para os peregrinos de Fátima. A Guarda Nacional República intensifica, a partir...

Desportohá 16 horas

Após três épocas no escalão principal, Vizela desce de divisão

O Vizela desceu, esta sexta-feira, à Segunda Liga, ao perder por 1-0 no reduto do vizinho Moreirense, em partida da...

Arquivo

Mais Vistos