País
Trabalhadores da hotelaria e restauração do Norte reivindicam aumento de salário de 90 euros
Cerca de 100 trabalhadores da hotelaria e restauração do Centro e Norte manifestaram-se hoje no Porto em defesa da reabertura total do setor, pela reposição de direitos laborais e por aumentos salariais mínimos de 90 euros.
Mobilizados pelo Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Hotelaria, Turismo, Restaurantes e Similares do Norte queixaram-se de que subsistem salários em atraso e de que continuam por repor complementos salariais retirados no início da pandemia, nomeadamente prémios de produtividade e de assiduidade.
Assinalam ainda a imposição de horários alargados sem pagamento de horas extraordinárias.
Os trabalhadores reivindicam um aumento salarial mínimo de 90 euros, sublinhando que a “generalidade dos trabalhadores não viu os seus salários atualizados em 2019, 2020 e 2021”.
Acrescentam que “mais de 80% dos empregados dos hotéis, restaurantes, cafés, pastelarias e similares” recebem atualmente apenas o salário mínimo nacional.
Outra queixa dos trabalhadores relaciona-se com os “muitos” estabelecimentos que se mantém encerrados “sem qualquer justificação”, para além das “injustificáveis e inaceitáveis” restrições e condicionalismos ao funcionamento das empresas “impostos pelo Governo”.
PASSOU EM DIRETO
-
Famalicãohá 1 semana
“Ligue Antes, Salve Vidas” Arranca hoje no hospital de Famalicão
-
Famalicãohá 1 semana
Escuteiros de Ruivães convidam para a sua Grande Noite de São Martinho este sábado
-
Economiahá 6 dias
Famalicão é um dos 10 municípios com maior eficiência financeira de Portugal
-
Famalicãohá 3 dias
Famalicão: Colisão entre mota e ligeiro faz um ferido em Landim