Siga-nos nas redes

País

Veterinários querem levantamento nacional de animais abandonados

Publicado

em

O bastonário da Ordem dos Médicos Veterinários, Jorge Cid, quer um levantamento nacional dos animais abandonados para assim evitar a repetição da tragédia vivida há um ano em Santo Tirso, com a morte de dezenas de animais num incêndio.

Em entrevista à Lusa, Jorge Cid manifestou o seu descontentamento pelo “esquecimento” a que a situação vivida a 18 de julho de 2020, na serra da Agrela, que vitimou dezenas de animais dos abrigos ilegais Cantinho das Quatro Patas e Abrigo de Paredes, foi votada pelo Governo e a que junta a ausência de resposta à proposta entregue ao Ministério da Agricultura em 20 de dezembro.

(continue a ler o artigo a seguir)


Emissão em direto da Fama Rádio e Televisão também disponível na Smart tv da sua casa. Instale grátis!



O documento em causa foi elaborado pelo grupo de trabalho formado pela Direção-geral de Alimentação e Veterinária (que coordenou), da Associação Nacional de Municípios Portugueses, da Procuradoria-Geral da República, da Ordem dos Médicos Veterinários e da Liga Portuguesa dos Direitos do Animal, clarificou o Governo, em resposta à Lusa.

No relatório entregue, resumiu o bastonário, “é proposto o levantamento nacional de todos os animais abandonados, seja em Centro de Recolha Oficial, em associações, em canis, legais ou ilegais, para que o problema se resolva de uma vez por todas”.

Questionado sobre a quem cabe fazê-lo, o bastonário assinalou que “tem de ser feito pelas entidades competentes, nomeadamente o Governo, por intermédio do SEPNA [Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente], Direção-Geral de Alimentação e Veterinária e pelas câmaras municipais”.

“Aliás, foi pedido às câmaras a identificação de todos os abrigos, mas isto acaba por ser insuficiente, porque muitas vezes acabam por ser elencados apenas os legais e há muitos ilegais no país, o que não quer dizer que sejam piores que os legais, mas é preciso saber onde eles estão para se poderem tomar medidas e conhecer a dimensão do problema”, acrescentou.

Há cerca de duas semanas, o Ministério do Ambiente e da Ação Climática (MAAC) foi nomeado para ter a tutela desta temática, gestão que será feita através Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, “um grande erro estratégico” no entender de Jorge Cid e que “vai atrasar a situação, pois o ICNF não tem meios para concretizar este objetivo”.

À Lusa, o MAAC esclareceu ter sido “aprovado no Conselho de Ministros n.º 78/2021, de 25 de junho, o Programa Nacional para os Animais de Companhia, que compreende um conjunto de medidas para um tratamento autónomo e reforçado em matéria de bem-estar dos animais de companhia a promover em 2021”.

Dele faz parte a elaboração de um Regime Geral de Bem-Estar dos animais de companhia, à semelhança do que sucede noutros países que adotaram já um Animal Welfare Act, a revisão da legislação setorial com vista à sua atualização, a eliminação de custos de contexto injustificados para a prática das atividades económicas relacionadas com o bem-estar dos animais de companhia, a Estratégia Nacional para os Animais Errantes e a Rede Nacional de Respostas para acolhimento temporário.

Faz também parte a Instituição de um programa nacional de adoção de animais de companhia, o guia de procedimentos para gerir situações de acumulação de animais, fenómeno conhecido como Síndrome de Noé, o Plano Nacional de Formação, com os municípios, para as melhores práticas, a criação do Registo Nacional de Associações Zoófilas para garantir a sua participação nas políticas públicas e o Prémio Nacional para as melhores práticas em bem-estar dos animais de companhia.

O objetivo da Estratégia Nacional para os Animais Errantes, esclarece o MAAC, “é definir um programa de gestão das populações de animais errantes, no quadro das diretrizes internacionais emitidas pela Organização Mundial da Saúde, Organização Mundial da Saúde Animal e International Companion Animal Management Coalition, e tendo em conta os contributos do Grupo de Trabalho para o Bem-Estar Animal, criado pelo Despacho n.º 6928/2020, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 129, de 6 de julho de 2020”.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

LER JORNAL

pub

Artigos Recentes

Famalicãohá 36 minutos

Guimarães: Homem perde a vida após atropelamento na A7

Um homem perdeu a vida, na tarde desta segunda-feira, na sequência de um atropelamento, provocado por um veículo ligeiro, ao...

Desportohá 56 minutos

Famalicão: Edgar Reis conquista 2.º lugar e Daniel Silva o 3.º no Raid TT da Ferraria

Durante o ultimo sábado e domingo na região de Abrantes, Ponte de Sôr e Gavião, os pilotos Edgar Reis e...

Desportohá 2 horas

Famalicão: Esmeriz destacado na frente da 2.ª divisão da AFSA

Em mais um fim de semana de competição para a Associação de Futebol de Salão Amador de Famalicão, destaca-se a...

Desportohá 2 horas

Famalicão: Riba d’Ave deslocou-se a casa do Sporting na última jornada do Campeonato Nacional

O Riba d’Ave Hóquei Clube disputou, no último sábado, o jogo que encerrou a sua participação desta época na principal...

Desportohá 3 horas

Famalicão: FC Landim inaugurou obras de beneficiação no seu 81.º aniversário

O núcleo do Futebol Clube de Landim inaugurou, este domingo as obras de beneficiação do seu complexo desportivo, um momento...

Desportohá 4 horas

Famalicão: Irmãs Gonçalves vencem 2ª Jornada Nacional de Seniores

Sónia e Adriana Gonçalves, a dupla de irmãs atletas da equipa de badminton do Famalicense Atlético Clube somaram mais uma...

Barceloshá 6 horas

Homem de 20 anos detido por tráfico de estupefacientes em estabelecimento de diversão noturna em Barcelos

No dia 25 de abril, o Posto Territorial da GNR de Barcelos, através do Comando Territorial de Braga, deteve um...

Famalicãohá 6 horas

Famalicão: Manuel Azevedo e António Jesus vencem Campeonato de Bilhar Livre e Snooker em Lousado

Terminou no dia 25 de abril o Campeonato de Bilhar Livre e Snooker da Casa do Povo de Lousado que...

Desportohá 7 horas

Famalicão: Atletas do Liberdade FC em destaque na 3ª Milha da Liberdade

Os atletas do Liberdade FC estiveram em competição este domingo na 3ª Milha da Liberdade, no Parque do Pontido, na...

Desportohá 7 horas

Navegadora famalicense Joana Silva e piloto Miguel Campos conquistam 2.º lugar em Amarante

A dupla composta pelo piloto Miguel Campos e pela navegadora famalicense Joana Silva esteve em competição, este sábado e domingo,...

Arquivo

Mais Vistos