País
Vacinação: Gouveia e Melo diz que país está “numa corrida contra o tempo”
O coordenador da ‘task force’ afirmou que o país está numa “corrida contra o tempo” para aumentar o número de vacinados e travar os contágios, apontando que em setembro 70% da população já tenha a vacinação completa.
“Por isso, estamos a aumentar o ritmo de vacinação, comprometendo de alguma forma alguma qualidade no processo, porque é uma corrida contra o tempo. Por um lado, a vacinação por outro lado, os contágios que se estão a espalhar”, afirmou o vice-almirante Henrique Gouveia e Melo, numa entrevista este domingo ao Primeiro Jornal da SIC.
O coordenador do grupo responsável pelo plano de vacinação contra a covid-19 adiantou que Portugal irá atingir “os 85% das primeiras inoculações na segunda ou terceira semana de setembro”, altura em que será também atingido os 70% da população com o esquema vacinal completo,
“Penso que aí estaremos fortemente protegidos contra esta nova variante Delta”, sublinhou, salientado que “a vacinação tem efeito sobre os contágios” e como tal é preciso acelerar.
Em causa, está a batalha contra a variante Delta, que é prevalente em Portugal, sendo o desafio, nesta altura, vacinar 100 a 120 mil pessoas por dia.
Sobre os riscos acarreta este ritmo de vacinação, disse que “o primeiro risco é que os sistemas de agendamento, seja o agendamento online centralizado seja o agendamento local e a ‘casa aberta’, vão ser postos ao rubro”.
As consequências serão mais filas, mas Gouveia e Melo espera que não ultrapassem uma hora e que não seja generalizado.
PASSOU EM DIRETO
-
Famalicãohá 1 semana
Deputado Jorge Paulo Oliveira defendeu requalificação e ampliação do Hospital de Famalicão no Parlamento
-
Sociedadehá 6 dias
Hóquei: Riba d’Ave HC ruma hoje a Lisboa para defrontar o Benfica
-
Paíshá 3 dias
Poeiras do Norte de África fazem sentir a sua presença esta terça-feira. Antes do regresso da chuva
-
Famalicãohá 1 dia
Famalicão reúne empresários do setor das carnes no Meat Meetings’24