Siga-nos nas redes

Desporto

Neno: Milhares de pessoas invadem ruas de Guimarães no último adeus ao antigo gurada-redes

Publicado

em

 Milhares de pessoas despediram-se hoje, em Guimarães, de Neno, que faleceu na noite de quinta-feira, com uma enorme demonstração de afeto por uma figura “consensual” do futebol português, por vários considerado o “melhor” de todos.

O presidente do Vitória de Guimarães, Miguel Pinto Lisboa, salientou ser “um dia de dor para o Vitória, para Guimarães e, de um modo geral, para todo o país”.

“A dimensão desta homenagem mostra a força do Neno, mas também do Vitória e da cidade. Queremos que essa força saia ainda mais reforçada e queremos seguir o que foi o legado do Neno, de força, união, genuidade e de alegria”, disse o presidente do vitoriano antes do início da marcha fúnebre.

Miguel Pinto Lisboa notou que, “apesar de ter nascido em Cabo Verde, Neno era um vimaranense e um vitoriano de coração”.

Milhares de pessoas quiseram homenagear o antigo internacional português desde muito cedo do dia de domingo passando pela sala no D. Afonso Henriques, onde esteve o corpo de Neno em câmara ardente.

Pelas 16:30, quando a urna saiu para a igreja e percorreu algumas ruas de Guimarães, o ‘mar’ de pessoas era impressionante com muitos aplausos e gritos por Neno, muitas bandeiras e tochas ao longo do percurso.

“É um cenário invulgar porque estamos a falar de uma pessoa invulgar, que estava genuinamente de bem com todos, que fazia pontes, de um problema ele via uma oportunidade, por isso esta unanimidade na homenagem ao Neno”, disse.

O líder vitoriano disse ainda que o nome de Neno será eternizado no clube, mas não revelou de que forma.

“O Neno é uma figura ímpar que vamos prestigiar ao longo deste ano porque ele merece e não porque ele faleceu ontem. Era intrinsecamente um homem bom, que deu tudo ao Vitória e à cidade”, disse.

Vítor Paneira, antigo colega de equipa de Neno no Benfica e no Vitória de Guimarães, lembrou o amigo “extraordinário” com quem esteve ainda “na semana passada”.

“Foram tantos momentos incríveis com o Neno, uma pessoa extraordinária como é de consenso geral. Eu fui o jogador que mais anos jogou com ele, foram 10 anos, e hoje perdi um amigo”, disse.

O ex-internacional português de 55 anos destacou o “carinho” de todas as pessoas pelo antigo guarda-redes: “não conheço ninguém no futebol que tenha as qualidades humanas que ele tinha”.

O treinador Manuel Cajuda afirmou que, “do conjunto de gente muito boa” que conheceu no futebol, “Neno era claramente a melhor” e que lhe deixou um legado, que “os problemas devem ser resolvidos com inteligência e com um sorriso”.

Ao longo dia, passaram pelo recinto vimaranense diversas figuras, como o vice-presidente do Benfica, Sílvio Cervan, antigos jogadores como Shéu, Valdo, Jorge Andrade, Oceano, Hélder Postiga, Dimas, Paulo Alves, Paulo Santos, e, do atual plantel vitoriano, André André, Rochinha, André Almeida ou Bruno Varela.

PARTILHE ESTE ARTIGO:

PASSOU EM DIRETO

Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Famalicãohá 48 minutos

Famalicão espera sábado sem chuva . “Máximas” sobem cinco graus até aos 22.º

Famalicão espera, este sábado, um dia sem qualquer previsão de chuva e temperaturas relativamente altas, de acordo com as previsões...

Paíshá 2 horas

Viagens de Metro para o Porto reforçadas a partir de 30 de Novembro

A operação no metro do Porto será reforçada a partir de 30 de novembro, dia em que na avenida dos...

Desportohá 2 horas

FC Famalicão confiante para a 4.º eliminatória da Taça de Portugal. Samuel Lobato faz a antevisão

O FC Famalicão prepara o seu regresso às competições, este domingo, com um desafio frente aos rivais do CD Santa...

Bragahá 3 horas

Eletricista gravemente ferido após queda num poço de água em Amares

Um homem ficou gravemente ferido, na manhã desta quinta-feira, na sequência de um acidente de trabalho, na freguesia de Caldelas,...

Famalicãohá 3 horas

Famalicão celebra 49 anos da operação militar de 25 de Novembro de 1975 esta segunda-feira

A Câmara Municipal de Famalicão irá realizar, esta segunda-feira, uma sessão solene comemorativa do 25 de novembro de 1975, momento...

Famalicãohá 4 horas

Famalicão: Termómetro da Calma instalado na escola de Castelões para ajudar nos resultados académicos

Ajudar as crianças a manter a calma dentro da sala de aula e ter mais sucesso académico. É esse o...

Sociedadehá 4 horas

Nome do novo estádio do SC Braga homenageia adepta “Melinha” falecida em 2022

O novo estádio do Sporting de Braga, no qual jogarão as equipas B e feminina de futebol a partir da...

Paíshá 5 horas

GNR sinalizou quase 43 mil idosos a viver sozinhos ou em isolamento em 2024

A GNR sinalizou entre 01 de outubro e 15 de novembro 42.873 idosos que vivem sozinhos ou isolados, ou em...

Famalicãohá 6 horas

Famalicão: Nova variante da EN14 está quase pronta

Esta sexta-feira, os presidente das câmaras municipais de Famalicão e da Trofa realizaram uma visita ao local das obras da...

Famalicãohá 7 horas

Bebé “impaciente” nasceu na ambulância dos Bombeiros Voluntários de Famalicão a caminho do hospital

Um bebé nasceu, na noite desta quinta-feira, numa das ambulâncias dos Bombeiros Voluntários de Famalicão, que efetuavam um serviço de...

Arquivo

Mais Vistos