Siga-nos nas redes

Guimarães

Sindicato garante que Governo não recebeu nenhum pedido de ajuda acerca da insolvência da Coelima

Publicado

em

O sindicato têxtil do Minho disse hoje que o Governo não foi ouvido sobre a decisão de insolvência da Coelima, apesar de ter uma participação na ECS, nem recebeu qualquer pedido de apoio da empresa face à covid-19.

A CGTP e os sindicatos representativos dos trabalhadores da Coelima estiveram reunidos, esta sexta-feira, com o secretário de Estado da Economia, João Neves. Um encontro “profícuo”, no qual foi debatida a situação da têxtil e das restantes empresas do grupo.

(continue a ler o artigo a seguir)


Emissão em direto da Fama Rádio e Televisão também disponível na Smart tv da sua casa. Instale grátis!



“Ficamos a saber que, apesar de o Estado ter uma participação da ECS Capital [que gere o principal acionista da empresa – o Fundo de Recuperação], não foi ouvido sobre a decisão de apresentar a empresa à insolvência”, afirmou o coordenador do Sindicato Têxtil do Minho e Trás-os-Montes, Francisco Vieira.

De acordo com o sindicalista, no encontro, o Governo garantiu ainda não ter recebido qualquer pedido de apoio da têxtil para mitigar o impacto da pandemia de covid-19.

“Ficou claro que essa narrativa utilizada na ata e como fundamento para a apresentação da insolvência não foi verdadeira”, sublinhou.

A isto soma-se a notícia de que, no primeiro trimestre de 2020, esteve em cima da mesa a venda de todas as empresas do grupo, o que acabou por não se concretizar.

Francisco Vieira adiantou também que o executivo assegurou que “não se exime das responsabilidades e que está empenhado em encontrar uma solução para a empresa” e para os 250 trabalhadores, apesar de não estar “demasiado otimista” quanto ao desfecho da situação da fábrica.

A Coelima – Indústrias Têxteis apresentou-se à insolvência no passado dia 14 de abril, na sequência da quebra de vendas “superior a 60%” provocada pela pandemia e da não aprovação das candidaturas que apresentou às linhas covid-19.

O anúncio da sentença de declaração de insolvência foi publicado em 22 de abril, com a empresa a apresentar um passivo de perto de 30 milhões de euros e cerca de 250 credores no final de 2020.

Em 26 de maio a administração da têxtil Coelima anunciou que não iria apresentar um plano de insolvência com vista à recuperação da empresa, por não estarem “reunidas as condições que permitam assegurar a manutenção da exploração”.

Em 02 de junho, a têxtil Mabera, de Vila Nova de Famalicão, apresentou uma proposta de recuperação e manutenção dos postos de trabalho da insolvente Coelima, que se segue a outras duas avançadas por dois consórcios de empresas do Vale do Ave.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

LER JORNAL

pub

Artigos Recentes

Famalicãohá 30 minutos

Famalicão: Homem apanhado com 188 doses de cocaína fica em prisão preventiva

A PSP deteve, em Famalicão, um homem, de 33 anos, por estar na posse de cocaína suficiente para 188 doses,...

Famalicãohá 51 minutos

Raias Poéticas terminam hoje na Casa das Artes de Famalicão

Termina este sábado, na Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão, mais uma edição do encontro literário “Raias Poéticas:...

Paíshá 1 hora

GNR alerta peregrinos de Fátima. “Usem colete refletor. Evitem falar ao telemóvel”.

Já está na estrada a Operação da GNR direcionada para os peregrinos de Fátima. A Guarda Nacional República intensifica, a partir...

Desportohá 1 hora

Após três épocas no escalão principal, Vizela desce de divisão

O Vizela desceu, esta sexta-feira, à Segunda Liga, ao perder por 1-0 no reduto do vizinho Moreirense, em partida da...

Famalicãohá 2 horas

Famalicão: Ruivães acolhe Mostra Comunitária este sábado

Ruivães acolhe, este sábado, a sua Mostra Comunitária, um evento dedicado à exposição do melhor que se faz nesta freguesia...

Economiahá 14 horas

Governo prepara investimento “forte” no abastecimento e armazenamento de água

O ministro da Agricultura, José Manuel Fernandes, afirmou hoje que o Governo vai “investir forte” no abastecimento e armazenamento de...

Regiãohá 15 horas

Centro Cultural de Vila das Aves apresenta “Rostos da Democracia” da artista plástica Mafalda Rocha

De 4 de maio a 29 de junho, o Centro Cultural Municipal de Vila das Aves será o palco da...

Famalicãohá 16 horas

Famalicão sob Aviso Amarelo: Chuva persistente já a partir da meia noite

Famalicão espera, este sábado, mais um dia de chuva embora com condições mais adversas do que as registadas nas últimas...

Famalicãohá 17 horas

Famalicão: Ruivães apresenta a sua Mostra Comunitária este sábado

Ruivães apresenta este sábado a sua Mostra Comunitária, um evento a realizar no Adro da Igreja de Ruivães, que pretende...

Desportohá 18 horas

Confiança de Zaydou intacta perante SLB: FC Famalicão pronto para ganhar mais 3 pontos

Joga-se este domingo mais uma jornada desta reta final de mais uma edição da I Liga de futebol português que...

Arquivo

Mais Vistos