Siga-nos nas redes

País

Covid-19: Governo pondera proibir circulação entre concelhos nos feriados de 01 e 08 de dezembro

Publicado

em

A proposta vai ser avaliada na reunião do Infarmed a decorrer esta manhã, tal como a de antecipar as férias escolares do natal por uma semana. Em estudo está a possibilidade de impedir a circulação entre os concelhos nos fins de semana alargados dos feriados de 1 e 8 de dezembro.

O Governo está a equacionar a proibição da circulação entre os concelhos do país para os primeiros dois fins de semana de dezembro, alargados pelos feriados dos dias 1 e 8.

A ideia passa por evitar encontros familiares numa fase em que teme um pico de internamentos devido à pandemia, mas, mesmo que seja imposta, permitirá a circulação a estudantes e trabalhadores.

Poderão também ser abertas exceções para o exercício de direitos políticos, já que o congresso do PCP ocorre entre 27 e 29 de novembro, sendo por isso abrangido no primeiro dos dois fins de semana em causa.

A proposta vai ser discutida esta manhã na reunião a decorrer a partir das 10:00, no Infarmed, em Lisboa, juntando políticos, especialistas e parceiros sociais para avaliar a evolução da pandemia da covid-19 em Portugal.

Outra das medidas a ser analisada é a antecipação das férias escolares — marcadas para ter início a 18 de dezembro — de forma a evitar o encerramento das aulas presenciais. O JN avança, porém, que os ministros da Educação e do Ensino Superior não concordam com a medida.

O mesmo jornal adianta ainda que o Governo chegou a considerar impôr o confinamento geral entre 28 de novembro e 13 de dezembro, mas que tal ideia foi descartada temendo-se que isso significasse uma corrida às compras de Natal nos dias seguintes.

A proposta de restrições à circulação entre concelhos é revelada antes de ser reunido o Conselho de Ministros onde vai ser decidido a prolongamento do estado de emergência, assim como algumas alterações às medidas atualmente vigentes. Uma delas, já foi adiantado pelo PEV, passa pela criação de um sistema de três níveis de gravidade com graus de restrição consoante o número de infeções por 100 mil habitantes.

O atual período de 15 dias de estado de emergência, que começou no passado dia 09 e termina às 23:59 da próxima segunda-feira, foi aprovado no parlamento com votos a favor de PS, PSD e CDS-PP, abstenções de BE, PAN e Chega e votos contra de PCP, PEV e Iniciativa Liberal.

Para renovar por mais 15 dias este quadro legal para a adoção de medidas de contenção da covid-19, Marcelo Rebelo de Sousa tem de ter ouvir o Governo e de autorização da Assembleia da República, estabelece a Constituição.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Paíshá 12 horas

GNR: homem de 23 anos detido ao volante de veículo furtado na Maia

Um homem de 23 anos ficou em prisão preventiva após ter sido detido na quarta-feira, em Matosinhos, por conduzir sem...

Paíshá 13 horas

Santuário de Fátima homenageia aquele que “abriu as portas da Igreja a todas as pessoas”

No Santuário de Fátima, onde o Papa Francisco, que hoje morreu, esteve por duas vezes, vários peregrinos elogiaram o líder...

Paíshá 14 horas

Norte: Homem suspeito de crimes violentos detido com “amigo” na posse de arma “modificada”

Um homem de 32 anos foi detido na quarta-feira pelo Núcleo de Investigação Criminal da GNR de Vila Nova de...

Guimarãeshá 15 horas

Norte: GNR apreende mais de 100 artigos “de moda” contrafeitos em Vila Nova de Gaia

O Comando Territorial da Guarda Nacional Republicana do Porto, através do Posto Territorial dos Carvalhos, constituiu arguidos três homens, com...

Famalicãohá 16 horas

Famalicão: Sol e subida das “máximas” esperada esta terça-feira

Famalicão espera, esta terça-feira, um dia de sol e céus mais limpos, de acordo com as previsões do Instituto Português...

Regiãohá 17 horas

Trofa: Ladrões assaltam loja de caça e levam 12 espingardas e 8 “shotguns”

Uma loja de artigos para desporto e caça foi alvo de um assalto, na madrugada desta segunda-feira, na Trofa, avança...

Bragahá 17 horas

Arcebispo de Braga: Papa Francisco trouxe a “coragem e a determinação de quem vive em Cristo”

O arcebispo de Braga, José Cordeiro, evocou hoje o Papa Francisco como o homem que ensinou que “o centro só...

Paíshá 18 horas

Norte: Uma mulher morre e outras 4 pessoas ficam gravemente feridas após acidente em Ponte da Barca

Uma mulher morreu e quatro homens ficaram feridos com gravidade depois da colisão entre dois veículos ligeiros na Estrada Nacional...

Paíshá 20 horas

Melhor forma de honrar o Papa Francisco será seguir os seus ensinamentos destaca o primeiro-ministro

O Governo vai decretar luto nacional em memória do Papa Francisco, que morreu hoje aos 88 anos, disse à Lusa...

Paíshá 20 horas

ASAE: Centenas de quilos de carne de leitões, cabritos e borregos apreendidas nesta Páscoa

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) levo a cabo a abertura de cinco processos-crime e encerrou sete estabelecimentos...

Arquivo

Mais Vistos