Siga-nos nas redes

País

Igreja crítica festa do Sporting lembrando limites impostos no Santuário de Fátima

Publicado

em

O porta-voz da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) considerou esta terça-feira que o cumprimento das regras para prevenir a covid-19 é uma responsabilidade de cada um, devendo as autoridades zelar para que tal suceda.

“Começa pela responsabilidade individual”, afirmou o padre Manuel Barbosa, defendendo que as autoridades “têm de zelar para que isso aconteça” e que “não seja com repressão”.

O porta-voz falava numa conferência de imprensa, em Fátima, distrito de Santarém, após a reunião do Conselho Permanente da CEP, ao ser questionado sobre os acontecimentos de terça-feira à noite, quando o Sporting se sagrou campeão da I Liga de futebol.

Antes, o também secretário da CEP considerou que “se ontem [terça-feira] aconteceu alguma coisa diferente (…) foi porque não se seguiram as orientações da Direção-Geral da Saúde e das autoridades”, garantindo que nas celebrações religiosas “as normas têm sido observadas e não tem havido casos de surtos motivados pelas celebrações na Igreja”.

Adeptos do Sporting e elementos das forças de segurança entraram na terça-feira em confronto nas imediações do Estádio José Alvalade, em Lisboa, quando o jogo entre Sporting e Boavista, para a 32.ª jornada da I Liga de futebol, se encontrava no intervalo.

Além destes acontecimentos, milhares de pessoas, muitas sem máscaras, festejaram em Lisboa na noite de terça-feira e madrugada de hoje, primeiro junto ao Estádio do clube e depois no junto ao Marquês de Pombal, a conquista pelo Sporting da I Liga portuguesa de futebol.

O ano passado, devido à pandemia de covid-19, esta peregrinação realizou-se sem fiéis, o que aconteceu pela primeira vez na história do templo. Já na peregrinação de outubro não foi atingido o limite de 6.000 pessoas que tinha sido estipulado.

Questionado se há alguma perspetiva de as medidas nas missas poderem ser aliviadas, o porta-voz da CEP disse esperar que tal suceda, mas desconhece quando.

“Se houver um desconfinamento geral, nas celebrações já não será necessário esse distanciamento”, declarou, reconhecendo que a situação da pandemia está a evoluir favoravelmente, mas desconhece-se o que se seguirá, pelo que é preciso cautela e responsabilidade.

Sobre o limite de 7.500 pessoas nas celebrações da peregrinação internacional de maio ao Santuário de Fátima, que hoje começa, o porta-voz da CEP referiu que, “porventura, o recinto até poderia ter muito mais gente com todas as condições de segurança”.

“Mas esse número que está estabelecido é esse número que o santuário vai observar”, garantiu.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Sociedadehá 11 minutos

Jackpot de 185 milhões não teve vencedor, mas segundo e terceiro prémios saem para Portugal

Ninguém acertou na chave vencedora do sorteio 041/2025 do Euromilhões, realizado na passada sexta-feira, 23 de maio, que tinha em...

Sociedadehá 15 minutos

Famalicão acolhe pela primeira vez a iniciativa nacional CaminhASMA

Famalicão recebe, pela primeira vez, a CaminhASMA, uma iniciativa de âmbito nacional que já vai na sua 4.ª edição e...

Desportohá 12 horas

Santo Tirso: José Mota confiante da permanência do AVS na liga principal

 O treinador do AVS, José Mota, destacou hoje o aspeto mental e mostrou confiança na permanência da equipa na I...

Guimarãeshá 14 horas

Atualização: GNR nas instalações do Centro Social de Guardizela após afogamento de criança de 3 anos

Elementos da Guarda Nacional Republicana encontram-se, na tarde desta sexta-feira, nas instalações do Centro Social de Guardizela, entidade responsável pela...

Famalicãohá 15 horas

Famalicão espera céus limpos e “máximas” de 27 graus este fim de semana

Famalicão espera um fim de semana com sol e temperaturas amenas, de acordo com as previsões do Instituto Português do...

Guimarãeshá 15 horas

Ave: Criança de 3 anos gravemente ferida após afogamento em Guimarães

Uma criança de 3 anos ficou gravemente ferida, na manhã desta sexta-feira, na sequência de um afogamento numa piscina de...

Famalicãohá 16 horas

Famalicão: Jovem de 19 anos ferida após despiste de bicicleta em Brufe

Uma mulher de 19 anos ficou ferida, na tarde desta sexta-feira, na sequência de um despiste de bicicleta na rua...

Famalicãohá 17 horas

Famalicão: Parque de Sinçães será aumentado até à zona do Tribunal. Pelhe ganha novo espaço dedicado ao desporto

A Câmara Municipal de Famalicão vai avançar com a construção de dois parques, nas zonas de Pelhe e Sinçães Norte,...

Paíshá 18 horas

Norte: Ferramentas e roupas contrafeitas tramam homem de 42 anos em Arcos de Valdevez

No passado dia 21 de maio, o Comando Territorial de Viana do Castelo da Guarda Nacional Republicana, através do Posto...

Famalicãohá 18 horas

Famalicão: Concerto Solidário vai angariar fundos para as obras da Igreja do Louro

O núcleo do Louro da Fraternidade Nuno Álvres convida para um concerto solidário que irá decorrer na Igreja Paroquial do...

Arquivo

Mais Vistos