País
Governo aprova hoje medidas para a última fase do plano de desconfinamento
O Governo aprova esta quinta-feira medidas para a última fase do plano de desconfinamento que deverão incluir o regresso dos grandes eventos exteriores, de todas as modalidades desportivas e o levantamento de restrições horárias dos restaurantes, cafés e pastelarias.
As medidas de desconfinamento das restrições tomadas para conter a pandemia de covid-19 entram em vigor na segunda-feira, dia 03 de maio, já fora do período do estado de emergência, que termina na sexta-feira e não será prolongado, por decisão do Presidente da República.
Além do regresso dos grandes eventos exteriores e dos interiores, neste caso em grupo com diminuição da lotação, a quarta e última fase do plano de desconfinamento prevê o levantamento das restrições horárias dos restaurantes, cafés e pastelarias, que têm de limitar a seis o número de pessoas nas mesas, no interior, e a 10, nas esplanadas.
O regresso de todas as modalidades desportivas e da atividade física ao ar livre e nos ginásios, bem como dos casamentos e batizados, embora com apenas 50% da lotação, constam também do plano.
O plano de desconfinamento do executivo prevê quatro fases de reabertura – três já avançaram em 15 de março, 05 e 19 de abril – , a e a quarta e última será em 03 de maio, segunda-feira.
As medidas podem, contudo, ser revistas se Portugal ultrapassar os 120 novos casos de infeção com o novo coronavírus por 100 mil habitantes em 14 dias ou, ainda, se o índice de transmissibilidade (Rt) do vírus SARS-CoV-2 ultrapassar 1.
PASSOU EM DIRETO
-
Famalicãohá 1 semana
Deputado Jorge Paulo Oliveira defendeu requalificação e ampliação do Hospital de Famalicão no Parlamento
-
Sociedadehá 7 dias
Hóquei: Riba d’Ave HC ruma hoje a Lisboa para defrontar o Benfica
-
Paíshá 3 dias
Poeiras do Norte de África fazem sentir a sua presença esta terça-feira. Antes do regresso da chuva
-
Famalicãohá 2 dias
Famalicão reúne empresários do setor das carnes no Meat Meetings’24