Siga-nos nas redes

País

Qual o propósito das transferências de doentes entre hospitais? Saiba aqui.

Publicado

em

A Associação Portuguesa dos Administradores Hospitalares afirmou, esta segunda-feira que as transferências de doentes entre hospitais servem para reduzir a pressão sobre as unidades de saúde, atualmente com uma média de 80% de ocupação.

O dirigente da APAH Eduardo Castela refere que “Atualmente existe um melhor funcionamento em rede dos hospitais e tem ajudado a diminuir a pressão hospitalar”.

(continue a ler o artigo a seguir)


Emissão em direto da Fama Rádio e Televisão também disponível na Smart tv da sua casa. Instale grátis!



Um trabalho ao qual ajudou o despacho de 04 de novembro da ministra da Saúde, Marta Temido, que visa garantir a melhor coordenação e articulação de resposta às necessidades, equilibrando a assistência regional e inter-regional.

Segundo Eduardo Castela, as unidades hospitalares têm transferido alguns doentes quando sentem maior pressão para unidades que têm menos pressão.

Um exemplo deste funcionamento em rede é o Hospital São José, em Lisboa, que anunciou no sábado que recebeu quatro doentes com a covid-19 da região Norte do país que necessitavam de ECMO, um dispositivo de circulação extracorporal essencial ao tratamento de doentes críticos, devido ao facto de o Hospital São João ter na altura apenas um equipamento disponível

“O que nós assistimos ao longo desta última semana foi um aumento do número de mortos, um aumento de internados e um aumento do número de casos médios e isso teve um reflexo na pressão hospitalar”, adiantou Eduardo Castela.

Esses internamentos traduziram-se em 513 doentes em cuidados intensivos e pelas previsões da APAH “o pior cenário será no final desta semana” com 605 doentes covid-19 internados em cuidados intensivos e perto de 4.500 em enfermaria.

Se o país chegar a estes números, “sabemos que existirá um eventual cancelamento da atividade programada até por via da realocação de recursos para a área covid-19”, admitiu.

Eduardo Castela lembrou que está a haver programas de expansão de camas de cuidados intensivos que podem chegar perto das 900, com transformações que alguns hospitais estão a fazer.

A preocupação da APAH é que devido à pressão hospitalar possa vir a existir “o cancelamento da atividade programada” com prejuízo de tratamento dos doentes não-covid-19.

“Temos vindo a alertar para o planeamento desde o início da pandemia, em março, para uma antecipação e uma preparação atempada para se traduzir numa adequação de meios, particularmente a recursos humanos”, defendeu.

O responsável observou que a questão do número de profissionais é que permite garantir o tratamento aos doentes covid e não covid, mas também assegurar as questões que tenham de ser desenvolvidas para fazer a essa escassez de recursos humanos.

Também é necessário assegurar o esforço que tem sido feito para a contratação do setor social, que em termos de retaguarda também permitirá um alívio da pressão hospitalar, defendeu.

“A contratação e a formação das pessoas para responder a esta pressão é fundamental para levarmos a cabo este combate à pandemia de covid-19 e aliviar a pressão hospitalar”, sustentou.

“Os hospitais têm planos de contingência, mas seria também importante olharmos para os doentes não-covid-19 para tentarmos garantir a continuidade dos tratamentos a esses doentes”, reiterou Eduardo Castela.

Portugal registou hoje o número máximo de mortes diárias por covid-19 ao contabilizar mais 91 óbitos nas últimas 24 horas e contabilizou mais 3.996 novos casos de infeção, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS).

O número de internamentos hospitalares por covid-19 ultrapassou, pela primeira vez, os três mil casos (3.040).

Desde o início da pandemia, Portugal já registou 3.472 mortes e 255.672 casos de infeção pelo novo coronavírus.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

LER JORNAL

pub

Artigos Recentes

Economiahá 3 horas

Governo prepara investimento “forte” no abastecimento e armazenamento de água

O ministro da Agricultura, José Manuel Fernandes, afirmou hoje que o Governo vai “investir forte” no abastecimento e armazenamento de...

Regiãohá 4 horas

Centro Cultural de Vila das Aves apresenta “Rostos da Democracia” da artista plástica Mafalda Rocha

De 4 de maio a 29 de junho, o Centro Cultural Municipal de Vila das Aves será o palco da...

Famalicãohá 5 horas

Famalicão sob Aviso Amarelo: Chuva persistente já a partir da meia noite

Famalicão espera, este sábado, mais um dia de chuva embora com condições mais adversas do que as registadas nas últimas...

Famalicãohá 6 horas

Famalicão: Ruivães apresenta a sua Mostra Comunitária este sábado

Ruivães apresenta este sábado a sua Mostra Comunitária, um evento a realizar no Adro da Igreja de Ruivães, que pretende...

Desportohá 6 horas

Confiança de Zaydou intacta perante SLB: FC Famalicão pronto para ganhar mais 3 pontos

Joga-se este domingo mais uma jornada desta reta final de mais uma edição da I Liga de futebol português que...

Famalicãohá 7 horas

Famalicão: Mercado das Associações de Pais cancelado devido às previsões de chuva

Foi cancelado devido às previsões de condições meteorológicas adversas o Mercado das Associações de Pais agendada para este fim de...

Famalicãohá 8 horas

Famalicão: Alunos do Centro Escolar Luís de Camões gravam Podcast que alerta para os problemas ambientais da cidade

A escola Camilo Castelo Branco acolheu, esta sexta-feira, dia 3 de maio, o evento EcoPodcasts. O projeto foi desenvolvido por...

Bragahá 9 horas

Despiste de autocarro mata homem de 64 anos em Braga

Um autocarro “desgovernado” dos Transportes Urbanos de Braga (TUB) despistou-se hoje na Avenida Central, atingindo mortalmente um homem, de 64...

Famalicãohá 9 horas

Neste Lés a Lés Famalicão damos destaque à União de Freguesias de Avidos e Lagoa

É nosso convidado, o presidente da União de Freguesias António Gomes. Ao longo da conversa ficamos a saber como tem...

Famalicãohá 11 horas

Famalicão: Homem de 48 anos detido sem carta de condução e excesso de álcool

Um cidadão com 48 anos de idade foi detido, esta quarta-feira pela PSP, por não possuirqualquer documento que o habilitasse...

Arquivo

Mais Vistos