Siga-nos nas redes

País

Covid-19: Vacina para Portugal não será escolhida pelo “preço”

Publicado

em

A diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, afirmou esta segunda-feira que a seleção da vacina a ser administrada em Portugal dependerá de vários fatores, não sendo o preço um destes.

Graça Freitas explicou que “em Portugal, garantidamente não vai ser o preço que vai definir qual vai ser a vacina que nós vamos utilizar”.

Questionada sobre a recente divulgação de resultados provisórios dos ensaios clínicos de duas vacinas que apontam para graus de eficácia superiores a 90%, a diretora-geral da Saúde disse que esse é precisamente um dos critérios mais relevantes.

Além da eficácia, pesará também a segurança demonstrada, a sua disponibilidade e as suas características.

Sobre as características, Graça Freitas explicou que “muitas vezes estas vacinas podem vir a ser lançadas ainda com indicações para determinados grupos populacionais para os quais já foram testadas”.

Ou seja, se uma vacina candidata contra a covid-19 está a ser testada em adultos saudáveis entre os 18 e os 64 anos, será administrada a esse grupo e só depois de haver dados sobre a sua segurança e eficácia noutras populações.

Ainda sobre o preço das vacinas, Graça Freitas recordou que o primeiro-ministro, António Costa, já assegurou que a vacinação contra a covid-19 em Portugal será feita de forma universal e gratuita.

Questionada sobre se a diversidade de opções que venham a estar disponíveis se poderá traduzir em preços elevados praticados pelas farmacêuticas, a diretora-geral considerou que quantas mais houver, melhor.

“Quanto mais vacinas existirem no mercado, que sejam seguras, eficazes e de qualidade, melhor será porque maior oferta teremos e haverá maior capacidade de países ricos ou pobres comprarem vacinas”, sublinhou.

Até ao momento, a Comissão Europeia já assinou contratos com quatro farmacêuticas para assegurar vacinas para a Europa quando estas se revelarem eficazes e seguras: a AstraZeneca (300 milhões de doses), a Sanofi-GSK (300 milhões), Johnson & Johnson (200 milhões) e BioNTech e Pfizer (300 milhões).

O objetivo da Comissão Europeia é conseguir uma carteira de seis potenciais vacinas para a covid-19, que além das já asseguradas abrangerá as das farmacêuticas CureVac e a Moderna.

As farmacêuticas Pfizer e BioNTech anunciaram na semana passada que dados preliminares da terceira fase de ensaios clínicos evidenciaram uma eficácia da vacina de 90% e hoje foi a vez da Moderna, que anunciou uma eficácia de 94,5%.

No entender de Graça Freitas, estes dados são um bom sinal mas ainda são prematuros.

“Há ainda muitas incógnitas, nomeadamente qual vai ser o comportamento da vacina em relação a diferentes grupos de pessoas, como é que cada grupo vai reagir do ponto de vista imunitário a essa vacina, se a duração da imunidade vai ser curta ou vai ser grande, se vai proteger apenas o vacinado ou se vai também impedir que o vacinado continue a alojar o vírus e a transmiti-lo”, exemplificou.

Portugal registou hoje o número máximo de mortes diárias por covid-19 ao contabilizar mais 91 óbitos nas últimas 24 horas e contabilizou mais 3.996 novos casos de infeção, segundo o boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS).

Desde o início da pandemia, Portugal já registou 3.472 mortes e 255.672 casos de infeção pelo novo coronavírus, continuando a região Norte a ser a mais afetada tanto em número de mortes (44) como em novos casos (2.063).

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Famalicãohá 2 horas

Famalicão: Escola Secundária Padre Benjamim Salgado no topo do ‘ranking’ do concelho

Conhecido o ‘ranking’ das escolas nacionais, divulgado pelo Ministério da Educação, a Escola Secundária Padre Benjamim Salgado, localizada na vila...

Desportohá 2 horas

FC Famalicão: Zabiri faz a antevisão da deslocação a Arouca

Com a aproximação do jogo referente à 28.ª jornada da I Liga, que irá levar a equipa do FC Famalicão...

Paíshá 3 horas

ASAE fiscalizou nas estradas e apreendeu 5 toneladas de alimentos no valor de 50 mil euros

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) levou a cabo, esta quarta e quinta-feira, uma ação de fiscalização das...

Regiãohá 3 horas

Vila do Conde: Colisão entre 3 veículos na A28 fez dois feridos

Duas pessoas ficaram feridas, na noite desta quinta-feira, na sequência de uma colisão rodoviária entre pelo menos três viaturas, no...

Paíshá 4 horas

Alunos do Norte tiram mais notas “20”, sobretudo as raparigas

Em todas as escolas públicas houve, pelo menos, um aluno a receber a nota máxima em alguma disciplina, mas é...

Famalicãohá 4 horas

Famalicão: Veículo despista-se e acaba em cima de rotunda em Gavião

Um veículo ligeiro despistou-se, na manhã desta sexta-feira, e acabou imobilizado em cima da rotunda junto ao restaurante Moutados, em...

Economiahá 4 horas

Combustíveis: Preço da gasolina vai voltar a subir enquanto que o gasóleo fica mais barato

Com a chegada de mais uma semana, surgem também novas informações quanto às alterações no preço dos combustíveis, a confirmar...

Paíshá 17 horas

Força Aérea passa a dispor de 4 novos helicópteros para combate a incêndios

A Força Aérea Portuguesa recebeu hoje o quarto dos nove helicópteros destinado ao combate aéreo de incêndios rurais e à...

Paíshá 18 horas

Nuno Melo alerta estados-membros da UE para a “urgência em ajustar procedimentos de contratação e aquisição de equipamentos” militares

 O ministro da Defesa Nacional, Nuno Melo, alertou hoje os estados-membros da União Europeia (UE), em Varsóvia, para a “urgência em...

Paíshá 19 horas

ASAE fiscalizou transporte de azeite, carnes e outros em 50 pontos do país

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica fiscalizou desde as 20:00 de quarta-feira e até às 08:00 de hoje cerca...

Arquivo

Mais Vistos