Siga-nos nas redes

País

Covid-19: Vacina para Portugal não será escolhida pelo “preço”

Publicado

em

A diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, afirmou esta segunda-feira que a seleção da vacina a ser administrada em Portugal dependerá de vários fatores, não sendo o preço um destes.

Graça Freitas explicou que “em Portugal, garantidamente não vai ser o preço que vai definir qual vai ser a vacina que nós vamos utilizar”.

(continue a ler o artigo a seguir)


Emissão em direto da Fama Rádio e Televisão também disponível na Smart tv da sua casa. Instale grátis!



Questionada sobre a recente divulgação de resultados provisórios dos ensaios clínicos de duas vacinas que apontam para graus de eficácia superiores a 90%, a diretora-geral da Saúde disse que esse é precisamente um dos critérios mais relevantes.

Além da eficácia, pesará também a segurança demonstrada, a sua disponibilidade e as suas características.

Sobre as características, Graça Freitas explicou que “muitas vezes estas vacinas podem vir a ser lançadas ainda com indicações para determinados grupos populacionais para os quais já foram testadas”.

Ou seja, se uma vacina candidata contra a covid-19 está a ser testada em adultos saudáveis entre os 18 e os 64 anos, será administrada a esse grupo e só depois de haver dados sobre a sua segurança e eficácia noutras populações.

Ainda sobre o preço das vacinas, Graça Freitas recordou que o primeiro-ministro, António Costa, já assegurou que a vacinação contra a covid-19 em Portugal será feita de forma universal e gratuita.

Questionada sobre se a diversidade de opções que venham a estar disponíveis se poderá traduzir em preços elevados praticados pelas farmacêuticas, a diretora-geral considerou que quantas mais houver, melhor.

“Quanto mais vacinas existirem no mercado, que sejam seguras, eficazes e de qualidade, melhor será porque maior oferta teremos e haverá maior capacidade de países ricos ou pobres comprarem vacinas”, sublinhou.

Até ao momento, a Comissão Europeia já assinou contratos com quatro farmacêuticas para assegurar vacinas para a Europa quando estas se revelarem eficazes e seguras: a AstraZeneca (300 milhões de doses), a Sanofi-GSK (300 milhões), Johnson & Johnson (200 milhões) e BioNTech e Pfizer (300 milhões).

O objetivo da Comissão Europeia é conseguir uma carteira de seis potenciais vacinas para a covid-19, que além das já asseguradas abrangerá as das farmacêuticas CureVac e a Moderna.

As farmacêuticas Pfizer e BioNTech anunciaram na semana passada que dados preliminares da terceira fase de ensaios clínicos evidenciaram uma eficácia da vacina de 90% e hoje foi a vez da Moderna, que anunciou uma eficácia de 94,5%.

No entender de Graça Freitas, estes dados são um bom sinal mas ainda são prematuros.

“Há ainda muitas incógnitas, nomeadamente qual vai ser o comportamento da vacina em relação a diferentes grupos de pessoas, como é que cada grupo vai reagir do ponto de vista imunitário a essa vacina, se a duração da imunidade vai ser curta ou vai ser grande, se vai proteger apenas o vacinado ou se vai também impedir que o vacinado continue a alojar o vírus e a transmiti-lo”, exemplificou.

Portugal registou hoje o número máximo de mortes diárias por covid-19 ao contabilizar mais 91 óbitos nas últimas 24 horas e contabilizou mais 3.996 novos casos de infeção, segundo o boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS).

Desde o início da pandemia, Portugal já registou 3.472 mortes e 255.672 casos de infeção pelo novo coronavírus, continuando a região Norte a ser a mais afetada tanto em número de mortes (44) como em novos casos (2.063).

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

LER JORNAL

pub

Artigos Recentes

Desportohá 5 minutos

Navegadora famalicense Joana Silva e piloto Miguel Campos conquistam 2.º lugar em Amarante

A dupla composta pelo piloto Miguel Campos e pela navegadora famalicense Joana Silva esteve em competição, este sábado e domingo,...

Desportohá 38 minutos

Famalicão: Ballas Jr. conquistou 5.º lugar no no Troféu Norte em Vila Verde

O piloto Ballas Jr. de Famalicão esteve em competição, este domingo, na na sua primeira prova de motocross no Troféu...

Desportohá 1 hora

Famalicão: Marlene Azevedo da Active Running vence Maratona da Europa em Aveiro

Os atletas do coletivo AD Active Running de Famalicão estiveram em competição este domingo na Maratona da Europa, disputada este...

Desportohá 1 hora

Expedição em Marrocos partiu esta segunda-feira para Foum Zguid apesar de alguns contratempos (fotos)

Depois da aventura das dunas e de uma etapa muito complicada no dia de ontem, a caravana partiu, nesta segunda-feira,...

Famalicãohá 2 horas

Famalicão: Uma pessoa ferida após incêndio em habitação em Castelões

Uma pessoa ficou ferida, na madrugada desta segunda-feira, na sequência de um incêndio numa habitação na Rua do Rio, na...

Desportohá 2 horas

“O Famalicão tem condições para fazer mais” é a convicção de Armando Evangelista após derrota frente ao Estoril

Terminada mais uma partida referente à 31.ª jornada da I Liga, que opôs Estoril Praia e FC Famalicão, com vitória...

Desportohá 17 horas

GD ESTORIL, 1 X FC FAMALICÃO, 0 – Resultado final

ESTORIL X FC FAMALICÃO – Acompanhe a Jornada 31 da Primeira Liga Portuguesa com a Fama Rádio. 34′ Estoril Praia:...

Famalicãohá 19 horas

Famalicão: Vem aí uma segunda-feira sem chuva e máximas de 18.º graus

Famalicão espera uma segunda-feira sem chuva, embora com céus nublados, assim indicam as previsões do Instituto Português do Mar e...

Famalicãohá 19 horas

Famalicão: Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco recebe Bandeira da Ética

A candidatura do projeto “#aeccbplogging” do Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco (AECCB), em Famalicão,  à certificação da Bandeira da...

Famalicãohá 20 horas

Famalicão: Maria José Gonçalves reeleita presidente do Bombeiros de Riba de Ave

Maria José Gonçalves foi reeleita, esta sábado, como presidente da Direção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Riba de...

Arquivo

Mais Vistos