Siga-nos nas redes

Guimarães

Funcionários da Coelima “preocupados” com insolvência mas “empenhados e a produzir”

Publicado

em

Os funcionários da Coelima, que hoje se apresentou à insolvência, estão “preocupados mas serenos” e vão continuar “empenhados e a produzir”, dissecum representante sindical, adiantando que na segunda-feira vão começar os plenários de trabalhadores.

O presidente do Sindicato Têxtil do Minho e Trás-os-Montes, Francisco Vieira, afirmou que os trabalhadores não têm prevista qualquer ação de protesto contra o pedido de insolvência que foi hoje apresentado pela administração, mas “não descartam nenhuma possibilidade”.

emissão em direto da famatv

Para já, frisou Francisco Vieira, os trabalhadores da Coelima estão “preocupados mas serenos” e vão continuar “empenhados e a produzir” para não serem acusados de serem os “responsáveis se alguma coisa correr mal”.

“Na segunda-feira vamos partir para a realização de plenários para informar e envolver todos os trabalhadores. Se for necessário sair à rua, temos uma enorme experiência nessa frente e não está descartada nenhuma possibilidade. Mas espero que não seja necessário”, frisou o presidente do sindicato.

Francisco Vieira, que é também trabalhador da empresa, confirmou ainda que “neste momento não há dívidas” aos trabalhadores, pelo que mantêm a esperança de que seja encontrada uma solução para a empresa têxtil que opera em Pevidém, na freguesia de São Jorge de Selho (concelho de Guimarães), “há quase 100 anos”.

O pedido de insolvência “deu hoje entrada” no tribunal, que tem agora “três dias úteis, a partir de amanhã”, para proferir uma decisão, que o dirigente sindical acredita que será a de nomear um administrador de insolvência.

“Espero que termine tudo em bem. Tal como no passado, hoje e sempre estaremos na linha da frente da continuidade da empresa e dos postos de trabalho. Desde que os direitos dos trabalhadores sejam respeitados, nomeadamente o emprego, os direitos, o tempo de permanência na empresa, não haverá nenhum ruído”, disse Francisco Vieira.

O sindicalista referiu ainda que a notícia do pedido de insolvência da Coelima “caiu que nem uma bomba”, apesar de os funcionários estarem “atentos” e verem “com muito maus olhos” a evolução da empresa desde que o Conselho de Administração foi substituído, em 09 de março.

Segundo Francisco Vieira, as outras empresas do setor na região estavam já “cheias de trabalho”, enquanto a Coelima “ainda estava a recorrer às medidas de apoio à retoma”.

O dirigente sindical disse ter aproveitado a reunião de hoje para questionar o Conselho de Administração da Coelima sobre os motivos da falta de trabalho, ao que lhe terá sido dito que “a empresa está com falta de liquidez e não tem tesouraria” para cumprir os contratos.

Fonte oficial da têxtil disse hoje à Lusa que procurou diferentes alternativas para prosseguir a atividade, salientando, entre as várias ações promovidas, as candidaturas apresentadas às várias linhas de crédito covid-19, mas que até à data não foram aprovadas.

A Coelima apresentou-se hoje à insolvência, na sequência da quebra de vendas “superior a 60%” provocada pela pandemia e da não aprovação das candidaturas que apresentou às linhas de crédito covid-19, disse explicou a mesma fonte.

Com cerca de 250 trabalhadores, a têxtil de Guimarães integra o grupo MoreTextile, que em 2011 resultou da fusão com a JMA e a António Almeida & Filhos e cujo acionista principal é o Fundo de Recuperação gerido pela ECS Capital.

De acordo com a fonte oficial da têxtil, após “todos os esforços realizados, a empresa decidiu apresentar-se à insolvência de forma a minimizar os impactos nos vários ‘stakeholders’, nomeadamente dos colaboradores, que apesar da situação têm todos os salários em dia”.

Depois da restruturação realizada ao longo dos últimos anos, a Coelima esteve perto de ser alienada em março do ano passado, mas a operação acabou por não avançar, num contexto de incerteza gerada com a pandemia.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

LER JORNAL

pub

Artigos Recentes

Famalicãohá 10 horas

Famalicão: Dia da Universidade Lusíada celebra-se este sábado

A celebração solene do Dia da Universidade Lusíada de Vila Nova de Famalicão, que marca a entrega oficial das Cartas...

Famalicãohá 10 horas

Beneficiários do complemento solidário para idosos com acesso gratuito a certos medicamentos

Os cidadãos portugueses beneficiários do complemento solidário para idosos passam a ter acesso gratuito a certos medicamentos nas farmácias. De...

Famalicãohá 11 horas

Famalicão: Chuva mantém-se esta quinta-feira

Famalicão espera, esta quinta-feira, mais um dia de chuva cuja previsão se deverá prolongar entre as 04:00 e as 18:00,...

Famalicãohá 12 horas

Famalicão: Radares da PSP estarão esta quinta-feira na Estrada Nacional 14

O dispositivo de radar de controlo de velocidade da PSP estará, esta quinta-feira em Famalicão, nomeadamente na Estrada Nacional 14,...

Bragahá 13 horas

Mulher de 70 anos perde a vida colhida por empilhador em Vila Verde

Uma mulher, com cerca de 70 anos, morreu hoje após ser colhida por uma empilhadora numa empresa, na localidade de...

Desportohá 13 horas

FC Famalicão: Martin Aguirregabiria prevê um “jogo bonito” no encerramento da I Liga

Agora que se aproxima o jogo que encerra a edição 2023/2024 da I Liga portuguesa de futebol, o defesa do...

Famalicãohá 14 horas

Famalicão: Teatro Narciso Ferreira apresenta Memorial do Convento a 24 de maio

O Teatro Narciso Ferreira apresenta, no dia 24 de maio, a peça de teatro Memorial do Convento de José Saramago,...

Famalicãohá 14 horas

Famalicão: Cineclube de Joane apresenta curtas metragens na Casa das Artes

O Cineclube de Joane aderiu à rede Shortcutz, um movimento internacional de curtas-metragens que visa apoiar a nova geração de...

Famalicãohá 15 horas

Famalicão: Programa Acompanhar já evitou abandono escolar de cerca de mil jovens

Durante o período letivo 2022/2023, o Programa Acompanhar, destinado a crianças e jovens em risco de abandonar o ensino, colaborou...

Famalicãohá 16 horas

Famalicão: Iniciativa “Dormir com os Livros” leva crianças e pais à Biblioteca Municipal

A Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco leva a cabo no dia 24 de maio a iniciativa “Dormir com os Livros”,...

Arquivo

Mais Vistos