País
Especialista defende que doentes com cancro começam a chegar muito tarde aos hospitais
Foi em entrevista à Lusa que Fernando Rodrigues, diretor do Serviço de Pneumologia do Hospital Amadora-Sintra, deu o seu parecer relativamente aos utentes com doenças cancerígenas.
O especialista defende que há doentes a chegarem em fases tão tardias que “praticamente já não é possível” tratar.
A pandemia de Covid-19 é uma das responsáveis por essa realidade. “Temos constatado que existem doentes que por não poderem vir nesta fase ao hospital, a sua doença neoplásica evoluiu para um estadio que praticamente já não é possível fazermos nada”, lamentou o pneumologista.
“E, portanto, esses doentes estão a pagar essa fatura de na altura não poderem recorrer ao hospital”, vincou Fernando Rodrigues, acrescentando que o receio dos doentes em irem ao hospital e contraírem Covid-19 ainda permanece.
Fernando Rodrigues esclareceu que “é hora de recuperar os doentes não covid que nos preocupam, nomeadamente muitos doentes graves da nossa consulta de insuficientes respiratórios”, nomeadamente os que sofrem de doença pulmonar obstrutiva crónica e de outras patologias que “durante este ano praticamente desapareceram” das consultas de pneumologia.
PASSOU EM DIRETO
-
Paíshá 1 semana
Conheça as localizações dos radares de controlo de velocidade da PSP para este mês de dezembro
-
Bragahá 1 semana
Bombeiros de Esposende e VMER de Barcelos ajudam bebé a nascer em casa perante parto iminente
-
Desportohá 6 dias
Famalicense Tomás Araújo eleito como o melhor jovem futebolista de outubro e novembro na I Liga
-
Famalicãohá 3 dias
MP de Famalicão acusa 5 de introduzir cocaína em Portugal vinda do Brasil