País
Em 2020 a GNR registou 1.587 burlas a idosos
A GNR registou, em 2020, 1.587 crimes de burlas a idosos. Grande parte das burlas foram informáticas ou de comunicações, seguidas por burlas com fraude bancária e apenas seis pessoas foram apanhadas em flagrante delito.
É o distrito do Porto que lidera estas ocorrências, foram 243 no total. Seguem-se os distritos de Setúbal e Lisboa com 221 e 162 casos respetivamente. Por sua vez, as zonas do país menos afetadas foram Bragança Vila Real e Portalegre.
Com a pandemia de Covid-19, a força de autoridade alerta para outras formas de burlas possíveis, nomeadamente no que diz respeito à desinfeção das moradias, bem como a tentativa de marcação presencial de vacinação.
“O burlão aborda a vítima dizendo que irá ser notificada para ser vacinada, a meio do diálogo diz à vítima que necessita de descontaminar/desinfetar a moradia das vítimas com finalidade de ter acesso aos bens da vítima e no final os burlões acabam por levar os bens”, exemplificou GNR à agência Lusa.
A GNR alertou para a estratégia dos burlões que, em regra, “são homens e mulheres bem vestidos, bem-falantes”, que se apresentam como “familiares, amigos de familiares ou funcionários de alguma empresa” e escolhem as suas vítimas aleatoriamente.
PASSOU EM DIRETO
-
Desportohá 1 semana
Famalicense Tiago Reis conquista 2.º lugar na Baja TT Oeste de Portugal
-
Economiahá 1 semana
Segurança Social alerta para nova tentativa de fraude através de mensagens SMS
-
Famalicãohá 7 dias
Famalicão: Sol, céus limpos e “máximas” de 24.º graus este domingo
-
Famalicãohá 3 dias
Famalicao promove campanha de adoção de árvores este domingo