Guimarães
Guimarães acolhe cerimónia dos Prémios Essência do Ambiente 2025 e debate sobre sustentabilidade

No dia 6 de junho de 2025, pelas 17h00, os Jardins do Palácio Vila Flor, em Guimarães, serão palco da cerimónia de entrega dos Prémios Essência do Ambiente 2025 e do debate “Água, Clima e Sociedade: Caminhos para um Futuro Sustentável”.
O evento, que coincide com a Semana do Ambiente e o 5º aniversário da Essência do Ambiente, integra também as comemorações dos 15 anos da Vitrus Ambiente, parceira estratégica desta edição.
O debate contará com a participação de José Pimenta Machado, Presidente da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), Sérgio Castro Rocha, Presidente da Vitrus Ambiente, e Noémia dos Santos, Responsável de Produção da Águas do Douro e Paiva.
A discussão irá abordar a escassez hídrica, os eventos climáticos extremos e as desigualdades sociais, procurando promover uma reflexão sobre as questões ambientais da atualidade.
Durante a cerimónia, serão anunciados os vencedores das categorias “Educação Ambiental”, “Boas Práticas”, “Sensibilização Ambiental” e “Responsabilidade Social e Ambiental”. Projetos como o “Programa 2024-2025” do Município do Funchal, o “BioEscola” do Município de Lousada e o “#lixoexposto” da ROTAECO estão entre os finalistas.
A iniciativa, promovida pela Essência – Comunicação Completa e Essência do Ambiente, tem entrada gratuita, mas requer inscrição prévia através de um formulário online.
Guimarães prepara-se para ser Capital Verde Europeia em 2026 e quer, desta forma, ver reforçado o seu compromisso com a sustentabilidade e o debate público sobre o tema.

-
Famalicãohá 1 semana
PS vence em Ruivães e Novais
-
Famalicãohá 1 semana
Famalicão elegeu três deputadas para a Assembleia da República
-
Famalicãohá 1 semana
Famalicão: Presidente da Câmara discute possível despedimento coletivo na Coindu com o sindicato
-
Famalicãohá 5 dias
Famalicão: Parque de Sinçães será aumentado até à zona do Tribunal. Pelhe ganha novo espaço dedicado ao desporto