Região
Vila do Conde: Semana do Pescador decorre até 31 de maio

A exposição de fortografia “St. John’s 66”, de Wayne Ralph, instalada no Mercado das Caxinas, é um dos pontos altos da Semana do Pescador, que se prolonga até 31 de maio, em Vila do Conde, distrito do Porto, num evento que celebra a tradição piscatória com arte e gastronomia.
Ainda esta semana, as conversas “Palavra à Memória”, dinamizadas pela Associação Bind’ó Peixe, voltam a pôr em diálogo pescadores, investigadores e a comunidade, com temas como os estaleiros das Caxinas e as ligações espirituais ao mar, através de tertúlias e documentários.
Iniciada em 23 de maio, a programação tem incluído desde exposições e recriações históricas até ‘showcookings’ com pratos do mar, cruzando passado e presente. As festas envolveram também apresentações literárias, música tradicional e oficinas para famílias.
As comemorações encerram a 31 de maio, Dia Nacional do Pescador, com uma cerimónia religiosa, homenagem aos náufragos e o espetáculo “Mulheres ao Mar”. Até lá, decorrem ainda encontros escolares, ateliers e jornadas gastronómicas em restaurantes do concelho.

-
Famalicãohá 1 semana
Famalicão: Praça D. Maria II transforma-se no “Mercado da Saúde” este fim de semana
-
Bragahá 1 semana
Braga: Capotamento de veículo deixa duas pessoas feridas na EN309
-
Famalicãohá 5 dias
Famalicão espera céus limpos e “máximas” de 27 graus este fim de semana
-
Paíshá 2 dias
Norte: Cidadão estrangeiro com mandado de detenção europeu detido no Aeroporto Francisco Sá Carneiro