País
A Covid-19 mata mais do que as outras doenças?
De acordo com os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), citados pelo jornal Observador, a Covid-19 justifica menos de metade das mortes em excesso do último mês face à média dos últimos cinco anos.
Comparativamente a esse número, desde março, altura em que a Covid-19 chegou a Portugal, até aos dias de hoje, houve um acréscimo de 1132 mortes, mas desse número apenas 46% foram causadas pela Covid-19, ou seja, 526.
Mas os especialistas alertam para outros fatores que possam influenciar a taxa de mortalidade nesse período de tempo. Para ter uma “medida mais abrangente do impacto na mortalidade” terá que se olhar para a “diferença entre o número de óbitos por todas as causas de morte em 2020 e a média dos últimos cinco anos, não obstante outros efeitos sobre a mortalidade, como a gripe sazonal e os picos ou ondas de calor ou frio”.
O INE divulgou ainda que das mortes registadas na generalidade até ao momento mais de 70% das pessoas (55.024) que morreram entre março e novembro tinham 75 ou mais anos, e que desses, 60% tinham 85 ou mais (32.878).
PASSOU EM DIRETO
-
Famalicãohá 1 semana
Famalicão: Temperaturas descem nesta madrugada até aos 2 graus
-
Famalicãohá 1 semana
Famalicão: Atropelamento faz um ferido no centro da cidade
-
Barceloshá 5 dias
Mulher morre atropelada por comboio em Couto de Cambeses em Barcelos
-
Desportohá 2 dias
Clube de Rugby de Famalicão venceu por 50-0 os rivais do Douro Rugby este domingo