Famalicão
Famalicão: Carlos Abreu de Castelões ordenado diácono por D. José Cordeiro

Este domingo, a Arquidiocese de Braga deu as boas vindas a quatro novos diáconos, que foram ordenados na Sé Primaz, numa cerimónia dirigida pelo Arcebispo Metropolita de Braga, D. José Cordeiro.
Nesta celebração, que assinalou também o encerramento da Semana de Oração pelas Vocações sob o mote dos “Chamados à Esperança” e a apresentação do novo Papa, Leão XIV, foram ordenados Carlos Abreu, natural de Castelões, em Vila Nova de Famalicão, Bruno Pinto, da paróquia de Santa Eulália de Fafe, Diogo Antunes, de S. Tomé de Travassós, também em Fafe e Carlos Ferreira, da paróquia de São Martinho de Outeiro Maior, do Arciprestado de Vila do Conde e Póvoa de Varzim.
D. José apelou aos novos membros da Ordem dos Diáconos para que se deixem guiar pelas palavras do Evangelho, os ensinamentos centrais da Igreja de Cristo e da sua missão: o “serviço e amor”.
“O Evangelho deve ser a vossa causa; nada mais vos deve inquietar a não ser anunciar e testemunhar o Evangelho, fazer experiência com Jesus Cristo vivo que transforma”, expressou, antes de apontar que “ser fiel a estas promessas tornar-vos-á livres, disponíveis para aquilo que Cristo vos pedir na Igreja”, sendo o Evangelho “o único poder e “a única autoridade”.
Aqui, os novos diáconos estiveram acompanhados pelos respetivos párocos e por representantes dos Conselhos Paroquiais, que testemunharam a sua promessa exercer esta missão com “humildade e caridade, servindo Cristo no altar e nas pessoas e lugares onde Ele habita”.
A homilia debruçou-se sobre a “Diaconia total por causa do Evangelho” e foi centrada na importância da proclamação da Palavra de Deus como sinal de paz e de esperança num tempo de conflitos e incertezas: “Na vida nunca estamos sós, Deus está sempre conosco (…) e quer suscitar em cada um a consciência de ser amado, chamado e enviado como peregrino da esperança”, sublinhou D. José, recordando a mensagem do Papa Francisco.
Ao novo Sumo Pontífice, D. José deseja “as mais fecundas bênçãos para o seu ministério Petrino”: “Pode contar com a nossa oração e a nossa total participação e comunhão para continuarmos a construir uma Igreja missionária, uma Igreja que constrói pontes, que constrói o diálogo, sempre aberta para acolher a todos neste processo sinodal”, concluiu.
Foto: Diocese de Braga/DR

-
Famalicãohá 1 semana
Famalicão: Sol interrompe semana de chuva esta terça-feira. Máximas sobem 2 graus
-
Famalicãohá 1 semana
Famalicão assinala Dia Internacional dos Museus com atividades gratuitas entre 18 e 24 de maio
-
Famalicãohá 5 dias
Bombeiros Voluntários de Famalicão convidam para a sua Caminhada e Passeio de BTT Solidário a 01 de junho
-
Bragahá 2 dias
Colisão rodoviária deixa motociclista gravemente ferido na A28 em Esposende