Siga-nos nas redes

Braga

Braga Romana regressa entre este mês com cinco palcos distribuídos pela cidade

Publicado

em

A 21.ª edição de Braga Romana vai decorrer de 21 a 25 de maio, com cerca de 160 apresentações em seis palcos espalhados pela cidade, foi hoje anunciado.

Em comunicado, o município refere que os palcos estarão instalados na Praça Municipal, Rossio da Sé, Largo do Pópulo, Largo S. João do Souto, Largo de Santiago e Largo D. João Peculiar, “transformando o centro histórico num verdadeiro cenário romano”.

Uma das novidades será espetáculo de ‘media arts’ sobre o legado de Bracara Augusta, uma instalação interativa que reconstruirá a Bracara Augusta.

“Câmaras e sensores irão captar as formas e os movimentos, e os participantes verão a sua figura projetada, num recuo bimilenar no tempo, como autênticos bracarausgustanos”, sublinha o comunicado.

Destaque ainda para a exposição “Bracara Augusta. 2040 anos de história”, com coordenação científica da Unidade de Arqueologia da Unidade de Arqueologia da Universidade do Minho.

A mostra estará patente no pátio exterior do Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa e tem como foco o legado romano da cidade.

A cerimónia de abertura contará com cerca de três mil participantes de 22 escolas e 10 instituições locais, numa evocação festiva da primavera romana.

A programação aposta também na vertente educativa, com 38 visitas guiadas e oficinas.

Para os mais pequenos, estão previstas mais de 160 atividades pedagógicas, desde aulas de latim e oficinas de cerâmica a encenações e jogos romanos.

À semelhança dos anos anteriores, haverá também o cortejo triunfal, os rituais de batizado e casamento romanos, o espetáculo Circus Maximus, o funeral romano e o rito fundacional de Bracara Augusta.

Para o presidente da Câmara de Braga, Ricardo Rio, este evento é a “afirmação do orgulho que os bracarenses sentem pela sua história e pela sua identidade coletiva”.

“Ao recriarmos Bracara Augusta, não homenageamos apenas o passado, celebramos também a vitalidade e a criatividade da nossa comunidade que, ano após ano, transforma as ruas da cidade num verdadeiro palco da memória”, afirmou.

Ricardo Rio sublinhou que o evento reflete o forte espírito de comunidade que distingue Braga, enaltecendo a participação de escolas, associações, entidades diversas e população nos cinco dias da iniciativa.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Paíshá 5 horas

Análises confirmam que Portugal foi atingido por dois tornados. Ventos chegaram aos 148 quilómetros por hora

Os fenómenos extremos de ventos fortes que atingiram Beja e Campo Maior (Portalegre) no dia 2 de maio foram confirmados...

Bragahá 5 horas

Braga Romana regressa entre este mês com cinco palcos distribuídos pela cidade

A 21.ª edição de Braga Romana vai decorrer de 21 a 25 de maio, com cerca de 160 apresentações em...

Famalicãohá 6 horas

Famalicão: Céus nublados mas sem chuva esperados para esta quarta-feira

Famalicão espera, esta quarta-feira, mais um dia em chuva, embora com céus nublados, de acordo com as previsões do Instituto...

Desportohá 7 horas

Norte: GNR garante segurança em vários distritos nesta edição do WRC Rally de Portugal

A Guarda Nacional Republicana (GNR) estará nas estradas, na próxima semana, para garantir a segurança do “WRC Rally de Portugal...

Paíshá 7 horas

Administração pública em greve na sexta-feira de 16 de maio. Sindicato alega degradação da condições de trabalho

O Sindicato Nacional dos Trabalhadores dos Serviços e de Entidades com Fins Públicos (STTS) convocou uma greve para 16 de maio...

Paíshá 8 horas

“Abril, águas mil”: Último mês teve um registo de precipitação 143% superior à média

O mês de abril de 2025 destacou-se dos registos anuais anteriores com mais chuvas e temperaturas altas no continente, com...

Paíshá 9 horas

Recenseados em Portugal que estejam no estrangeiro já podem votar para as legislativas

Os cidadãos recenseados em Portugal e que estejam no estrangeiro a 18 de maio, dia das eleições legislativas antecipadas, podem...

Paíshá 9 horas

Atualização: Nininho Vaz Maia constituído arguido por suspeitas de branqueamento de capitais

O cantor Nininho Vaz Maia foi constituído arguido por suspeitas de branqueamento de capitais na sequência das buscas hoje realizadas...

Desportohá 10 horas

FC Famalicão quer ponta de lança “letal” do Celta de Vigo mas tem concorrência minhota

O FC Famalicão está interessado em adicionar ao seu plantel os talentos de Jordi Escobar, ponta de lança do Celta...

Paíshá 10 horas

Norte: Jovem de 17 anos acusado de homicídio e instigar ataquem em escola no Brasil que resultou na morte de uma jovem

O Ministério Público (MP) deduziu acusação contra um jovem, residente em Santa Maria da Feira, por um crime de homicídio...

Arquivo

Mais Vistos